Telefônica Brasil cria joint venture com Auren para atuar em mercado livre de energia

580

São Paulo, 19 de dezembro – A Telefônica Brasil informou ontem (18) que firmou com a Auren Energia acordo de investimento para a constituição de uma joint venture, na qual cada acionista deterá 50% de participação societária, focada na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil.

A joint venture reunirá a experiência de duas marcas-chave em seus segmentos: a Auren, referência em geração de energia renovável e líder em comercialização de energia no país; e a Vivo, líder no mercado brasileiro de telecomunicações, com mais de 112 milhões de acessos, e plataforma digital referência em tecnologia e conectividade, com atuação crescente em ecossistemas digitais nos segmentos de B2C e de B2B.

Segundo o comunicado, a futura joint-venture tem o objetivo de se posicionar no mercado livre de energia do Brasil, cuja abertura vem sendo implementada de forma gradativa e, a partir de janeiro de 2024, estará acessível a clientes do setor empresarial ligados à rede de alta tensão com demanda inferior a 500kW.

“O potencial mercado de atuação da joint venture é estimado em mais de 72 mil grandes empresas entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, além de preparar-se para, no futuro, atuar nos segmentos de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro”, ressaltou a nota.

A conclusão da operação está sujeita à obtenção das autorizações antitruste aplicáveis, condição precedente para a constituição da joint venture. Após a devida constituição, a nova empresa iniciará os procedimentos necessários para obtenção das respectivas licenças e autorizações para o desenvolvimento dos seus negócios, cujas atividades têm previsão para início no segundo semestre de 2024, e contará com uma equipe própria e independente.