S&P afirma nota de crédito da Rússia em BBB- , com perspectiva estável

393
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em reunião virtual dos BRICS / Foto: Kremlin

São Paulo – A agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P) afirmou a nota de crédito da Rússia em ‘BBB-‘, com perspectiva estável, citando o compromisso com uma gestão macroeconômica conservadora, a significativa posição de ativos externos líquidos, a baixa dívida líquida do governo geral e a considerável flexibilidade monetária.

A nota, no entanto, é limitada por fraquezas estruturais da economia russa, que continua dependente da receita das exportações de petróleo e gás, bem como por gargalos institucionais e de governança mais amplos, segundo a S&P.

Segundo a agência, restrições adicionais ao rating incluem tensões geopolíticas e as sanções internacionais resultantes que pesam sobre o crescimento econômico de longo prazo da Rússia.

“A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que os fortes balanços fiscais e externos da Rússia seriam capazes de absorver os riscos para a estabilidade fiscal ou financeira decorrentes dos efeitos da pandemia de covid-19 e de possíveis sanções internacionais adicionais”, diz a S&P.