Só China e Vietnã tiveram transmissão entre humanos, diz OMS

672
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – O Vietnã é o único país além da China onde houve registro de transmissão do novo coronavírus entre humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A infecção ocorreu com um membro da família de uma pessoa que já estava infectada, segundo o órgão.

De acordo com um boletim divulgado ontem pela OMS, são 37 os casos do coronavírus identificados fora da China. Três deles foram detectados antes do surgimento dos sintomas, e em 28 dos pacientes a informação foi colhida no dia em que eles apresentaram sinais da doença.

A mediana da idade dos pacientes contaminados fora da China é de 45 anos, mas varia de dois a 74 anos. A maioria (71%) são homens. Dos 27 casos em que foram colhidas informações detalhadas, oito apresentaram sintomas ainda na China, cinco no mesmo dia em que estavam saindo do país e 14 após deixarem a China.

Além disso, 36 dos casos reportados fora da China viajaram ao país, e 34 deles passaram pela região de Wuhan – considerada o epicentro da transmissão do coronavírus – ou tiveram contato com outra pessoa contaminada com histórico de viagem a Wuhan, disse a OMS.

Veja a lista de casos confirmados por país até 27 de janeiro, segundo a OMS:

China (incluindo Hong Kong, Macau e Taipé): 2.761

Japão: 4

Coreia do Sul: 4

Vietnã: 2

Singapura: 4

Austrália: 4

Malásia: 4

Tailândia: 5

Nepal: 1

Estados Unidos: 5

Canadá: 1

França: 3