Setor privado dos EUA cria 568 mil vagas em setembro, segundo pesquisa ADP

622
Foto: Lucía Pizarro Coma / Freeimages.com

São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 568 mil vagas de trabalho em setembro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 425 mil vagas. O número de vagas criadas em agosto foi revisado para baixo, de 374 mil para 340 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 63 mil vagas em setembro. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 115 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 390 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 102 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 466 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 49 mil vagas em setembro, as empresas de extração e mineração abriram 7 mil postos de trabalho e o setor de construção criou 46 mil posições.
“A recuperação do mercado de trabalho continua avançando, apesar de uma desaceleração acentuada em relação ao ritmo de 748 mil empregos no segundo trimestre”, disse Nela Richardson, economista chefe do Instituto de Pesquisa ADP.
“Lazer e hospitalidade continuam sendo um dos maiores beneficiários da recuperação, mas as contratações ainda são fortemente impactadas pela trajetória da pandemia, especialmente para as pequenas empresas. Os atuais gargalos nas contratações devem desaparecer à medida que as condições de saúde vinculadas à variante Delata do coronavírus continuam a melhorar, abrindo caminho para sólidos ganhos de empregos nos próximos meses”, completou.