Senado dos EUA aprova USMCA; acordo segue para assinatura de Trump

203
USMCA EUA México Canadá
Assinatura do Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês), em 30 de novembro de 2018. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O Senado dos Estados Unidos aprovou o Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês), que vai substituir o antigo Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta, em inglês). O acordo segue agora para assinatura do presidente do país, Donald Trump.

O USMCA foi aprovado no Senado com 89 votos a favor e 10 contrários, com apoio bipartidário. O acordo havia sido aprovado na Câmara dos Deputados em 19 de dezembro, por 385 votos a favor e 41 contrários, também com apoio bipartidário.

O Parlamento do Canadá também precisa ratificar o acordo antes que ele entre em vigor. O Senado do México já ratificou o USMCA.

O tratado foi inicialmente assinado em 2018, mas encontrou barreiras para ser ratificado na Câmara dos Deputados norte-americana, de maioria democrata. Os deputados pediram mudanças para incluir garantias de que leis trabalhistas serão cumpridas nas fábricas no México. Uma versão revisada foi apresentada, atendendo às preocupações.

O novo tratado comercial entre os três países começou a ser negociado em 2017 a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que considerava o Nafta um “desastre” e “o pior acordo já feito” pelo país, por trazer desvantagens aos norte-americanos.