Secretário-geral da Otan confirma presença de Zelensky na Cúpula de Madri

685
O presidente do Bundesbank, o banco central da Alemanha, Jens Weidmann / Foto: Bundesbank

São Paulo – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, confirmou hoje que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fará um discurso na Cúpula da Otan, que acontecerá de 28 a 30 de junho em Madri.

“Estou ansioso para receber o presidente Zelensky para se dirigir aos líderes da Otan em nossa cúpula em Madri”, disse Stoltenberg em uma coletiva de imprensa.

Espera-se que a cúpula inclua discussões sobre a postura da força da Otan e o apoio à Ucrânia, de acordo com a embaixadora dos Estados Unidos, Julianne Smith.

A Cúpula de Madri contará com a presença de chefes de Estado e de governo dos 30 países membros da Otan e parceiros-chave. De acordo com relatos, é provável que o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida seja o primeiro líder do país a participar da cúpula da aliança.

A Otan enfrenta um aumento dos apelos da Ucrânia por mais ajuda, à medida que as forças de Kiev resistem ao exército russo, mas cada vez mais perdem territórios na região do Donbass. Devido à guerra Rússia-Ucrânia, cerca de 14 milhões de ucranianos foram forçados a deixar suas casas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

No início do mês passado, Zelensky havia dito que a guerra com a Rússia teria sido evitada se seu país tivesse sido membro da Otan de antemão.