Rússia lança grande ataque de drones e atinge infraestrutura crítica da Ucrânia

206
Drone Shahed, usado pelas forças armadas da Rússia | Foto: Sputnik

A região sul da Ucrânia foi atingida por um grande ataque de drones por parte da Rússia nesta sexta-feira, atingindo estruturas críticas, residências e prédios comerciais na região de Kharkiv.

A força aérea ucraniana afirma ter derrubado 24 drones “Shahed”, de fabricação iraniana, e que 40 deles teriam sido lançados do lado russo. Alguns deles teriam chegado até a cidade de Lviv, no oeste, perto da fronteira com a Polônia.

“Percebemos que, à medida que o inverno se aproxima, os terroristas russos tentarão causar mais danos. Responderemos ao inimigo”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy sobre o ataque, acrescentando que as defesas aéreas estiveram ativas em 10 regiões diferentes.

A Ucrânia afirma estar se preparando para ataques ainda mais intensos por conta da aproximação do inverno, especialmente sobre o sistema de energia. Por conta dos bombardeios feitos no inverno passado, a infraestrutura de energia está menos robusta e tem menos capacidade, com poucos equipamentos de reserva.

Maksym Kozytskiy, governador de Lviv, disse que uma instalação de infraestrutura foi atingida cinco vezes durante os ataques na sua região, mas não deu detalhes sobre os danos. Ele não relatou vítimas.