Rússia concorda em manter acordo de grãos, segundo ONU

692
Navio graneleiro | Foto: Bernard Spragg

O chamado acordo dos grãos, que facilita as exportações de grãos da Ucrânia a partir dos portos ao sul do mar Negro, foi renovado nesta quinta-feira, afirmou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). António Guterres. O acordo foi estendido para mais 120 dias.

“Saúdo com o acordo de todas as partes para continuar a Iniciativa de Grãos do Mar Negro para facilitar a navegação segura de exportação de grãos, alimentos e fertilizantes da Ucrânia. A iniciativa demonstra a importância da diplomacia discreta na busca de soluções multilaterais”, afirmou o secretário em sua conta no Twitter.

O acordo havia sido assinado em julho, e criou um corredor livre para a exportação dos grãos da Ucrânia. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, os portos ucranianos tiveram suas atividades suspensas o que interrompeu o fluxo das exportações e prejudicou o rendimento dos agricultores ucranianos.

O acordo foi costurado com a mediação do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. “Como a reunião do quadrilátero [Rússia, Turquia, Ucrânia e ONU] concordou com a renovação do acordo, quero expressar meu profundo agradecimento a Erdogan & Turquia. Sem a sua generosidade e empenho esta iniciativa nunca teria nascido. Istambul continua sendo o centro de uma notável conquista diplomática”, concluiu Guterres.