Rumores indicam que Wilson Ferreira Jr, da Vibra, pode voltar para a Eletrobras, diz BTG Pactual

428

São Paulo – A ação da Vibra mostra forte alta após a companhia anunciar que o seu atual presidente, Wilson Ferreira Júnior, anunciou a intenção de se desligar da empresa para buscar novos desafios em sua trajetória profissional. Às 11h52 (horário de Brasília), o papel VBBR3 subia 4,83%, a R$ 16,91 e estava na ponta positiva do Ibovespa, que por sua vez, recuava 0,29%.

A companhia disse que iniciará os trâmites relacionados à sua sucessão e disse que o executivo permanecerá no cargo até a contratação de um substituto.

O BTG Pactual comenta que as ações da Vibra apresentaram um desempenho inferior ao de seus pares no acumulado do ano, apesar das sólidas operações e resultados financeiros do período e avalia que essa baixa vêm do aumento de rumores de que Wilson poderia deixar a empresa.

Os analistas afirmam que o plano da companhia era que o executivo liderasse a empresa para reposicioná-la para se tornar um player protagonista com atuação diversificada na era da transição energética. A própria aquisição da Comerc é em grande parte percebida como tendo sua influência direta. “A sensação de que ele vai sair para voltar à Eletrobras (que ele já presidiu e comandou a tentativa frustada, na época, de privatização) de alguma forma sai da Vibra (pelo menos temporariamente) órfão de uma liderança que poderia guiar a empresa para o futuro, e isso por si só é uma má notícia”, escreveram os analistas do BTG.

Eles avaliam que a empresa anunciará um substituto em breve, mas questionam se poderão encontrar um nome da mesma estatura, destacando que o fato de ainda não ter um nome no momento do anúncio é um ponto a ser observado, considerando que a força da equipe de gestão é crucial para o crescimento da empresa.

“Um nome forte (como Wilson representado) é crucial para o sucesso do processo de crescimento Ao longo do tempo, vimos esse dilema se espalhando por outros brasileiros puros. corporações em nossa cobertura. Então, estamos ansiosos para ouvir qual é o plano para Vibra agora”, finalizam.