Reprovação a governo Bolsonaro cai para nível de maio de 2019

100
Coletiva de Imprensa do Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

São Paulo – O índice de reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro caiu para 31% – menor nível desde maio de 2019, enquanto a taxa de aprovação permaneceu inalterada em 39%, segundo a edição mais recente da pesquisa conduzida pela XP e pela Ipespe. Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, entre 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais (pp).

A melhora na percepção do governo coincidiu com uma queda na percepção de notícias desfavoráveis à atual administração – a parcela de entrevistados que veem o noticiário como desfavorável a Bolsonaro caiu 1 pp em relação a setembro, para 40%, enquanto a de pessoas que consideram o noticiário positivo aumentou 2 pp, para 17%.

Outro índice que também melhorou na pesquisa foi o que diz respeito à percepção sobre manutenção do emprego – uma parcela de 57% dos entrevistados acha que continuará empregado nos próximos seis meses (+5 pp ante setembro), enquanto 36% acreditam que a chance de isso acontecer é muito pequena (-3 pp).