Reino Unido fornecerá drones de longo alcance e mísseis para Ucrânia

801
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, se encontra com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky | Foto: governo da Ucrânia

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou hoje (15) que o país fornecerá à Ucrânia mais material bélico. Entre eles, estão mísseis de defesa aérea e outros sistemas aéreos não tripulados, incluindo centenas de novos drones de ataque de longo alcance com alcance de mais de 200 km.

“Este equipamento apoiará a Ucrânia nos próximos meses em sua escalada militar antecipada para combater as forças russas”, afirma a nota oficial no site do governo britânico. Durante a reunião de hoje, o primeiro-ministro discutirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mais formas de apoio.

O Reino Unido já forneceu, até agora, tanques de batalha principais Challenger 2, canhões autopropulsados, centenas de veículos blindados e mísseis sofisticados, incluindo Starstreak e Storm Shadow.

Zelensky visitou quatro países europeus entre sábado e hoje: Itália, Alemanha, França e, agora, Reino Unido. “Voltando para casa com novos pacotes de defesa. Mais armas novas e poderosas para o front, mais proteção para nosso povo, mais apoio político. Nossa fórmula de paz foi discutida em todas as reuniões e agora há mais disposição dos parceiros em seguir a fórmula ucraniana”, disse em seu canal no Telegram.

O presidente ucraniano também pediu ao Reino Unido o envio de caças militares, mas os britânicos ainda não responderam ao pedido, depois que o departamento de Defesa da Ucrânia indicou que preferiria receber caças F-16 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os ucranianos tomaram a decisão de treinar seus pilotos em F-16 e você saberá que a RAF [Força Aérea Real, do Reino Unido] não os usa, disse um porta-voz do primeiro-ministro a repórteres.