RADAR DO DIA:Investidores aguardam detalhes da reforma administrativa

198

São Paulo – Os mercados ao redor do globo operam mistos, sendo que na Europa as bolsas sobem digerindo divulgação de indicadores na região, enquanto os futuros norte-americanos operam entre o positivo e o negativo, no aguardo de discurso de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e divulgação de indicadores, entre eles do pedido de seguro desemprego.

No Brasil, os investidores monitoram os próximos passos relacionados ao megapacote do governo Jair Bolsonaro, além do detalhamento que o Ministério da Economia fará da reforma administrativa enviado ao Congresso.

Além disso, a produção industrial brasileira deve subir pela terceira vez seguida, em 5,6% em julho em relação a junho, dando continuidade à recuperação após acumular perdas de 26,6% entre março e abril, de acordo com estimativas do Termômetro CMA.

Em relação à pandemia causada pelo novo coronavírus, o número de mortes no mundo está em mais de 863 mil pessoas, de acordo com a contagem da universidade norte-americana Johns Hopkins, enquanto o número de casos no mundo já ultrapassou 26 milhões de infectados. O Brasil possui 4 milhões de casos confirmados, enquanto 123,8 mil pessoas morreram por causa da doença.

EMPRESAS

A Embraer anunciou o corte de 900 colaboradores no Brasil, o equivalente a 4,5% do seu efetivo total, na esteira de medidas dos impactos causados pela crise gerada pelo coronavírus e pelo cancelamento da parceria com a Boeing.

A Eletrobras informou que a Amazonas GT realizou a assinatura do termo de compromisso de dívida com a Amazonas Energia no valor de R$ 1,215 bilhão, assim como o estabelecimento dos mecanismos para quitação da dívida, proposição de premissas para a formalização e a retirada da negativação da distribuidora no cadastro de inadimplentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Eletrobras informou que retomou as emissões de debêntures a serem emitidas pela Eletronorte e pela Amazonas GT, que estava suspensa até o dia 25 de agosto, após o encerramento do prazo de suspensão preventiva das ofertas.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, obteve decisão favorável da Justiça referente à indenização recebida pela prorrogação da concessão da hidrelétrica Xingó, no qual o município de Canindé do São Francisco, em Sergipe, requeria a alteração da base de cálculo da antecipação para o valor adicionado fiscal do município (VAF).

A Petrobras voltou a reduzir o preço da gasolina nas refinarias, após seguidas altas, desta vez numa queda de 3%, com validade a partir desta quinta-feira (3). O preço do diesel S10 e S500, por sua vez, tiveram baixa de 6%, depois de sete altas consecutivas.

O conselho de administração da Equatorial Energia recebeu carta de renúncia de Firmino Ferreira Sampaio aos cargos de membro do colegiado e presidente do conselho de subsidiárias.

 A taxa de utilização das centrais petroquímicas da Braskem voltou à normalidade, acompanhando a recuperação na demanda por resinas no mercado brasileiro. Segundo a empresa, em comunicado, no mês de agosto foi superada a marca de 350 mil toneladas de resinas comercializadas, recorde mensal histórico de vendas no Brasil.

Em assembleia geral extraordinária, os acionistas da Eletrobras aprovaram a venda de participações em cinco Sociedades de Propósito Específico (SPE), por R$ 568,4 milhões, para a Ômega Geração.