RADAR DO DIA: Trabalho nos EUA; Economia chinesa; Focus reduz IPCA para 2024

319
Foto: Pexels

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. A primeira semana do ano terá como destaque números do mercado de trabalho nos Estados Unidos, com a divulgação do relatório JOLTs, na quarta-feira (4), da pesquisa ADP de empregos privados, na quinta-feira (5), e do payroll (folha de pagamento), na sexta-feira (6).

Em novembro, o payroll apontou a criação de 199 mil vagas fora do setor agrícola, acima do esperado. O número de pessoas desempregadas recuou de 6,506 milhões em outubro para 6,291 milhões em novembro. Atualmente, a taxa de desemprego nos EUA está em 3,7%.

Os dados do mercado de trabalho são analisados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para decidir sua política monetária de juros. Analistas acreditam que o Fed deve iniciar um ciclo de queda dos juros nos Estados Unidos a partir de março de 2024, com cortes de 0,25 ponto percentual (pp) em todas as reuniões, o que deve acarretar um declínio acumulado de 1,75 pp no fim de 2024. Nesta semana, também sairá a Ata da última reunião do FOMC (comitê de política monetária do Fed).

A China divulgou hoje seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) do setor industrial e de serviços referente a dezembro. Na indústria, o índice caiu
para 49 pontos. Em novembro, o índice havia registrado 49,4 pontos. Já no setor de serviços, o país registrou alta, chegando a 50,4 pontos. Em novembro, o índice havia registrado 50,2 pontos. Índices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.

Por aqui, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, mas com vetos. O principal deles diz respeito ao calendário para a distribuição de emendas impositivas (pagamento obrigatório). As emendas são para senador, deputado e bancadas estaduais. O presidente vetou trecho do calendário que vinha com a obrigação do empenho dos recursos até 30 dias após a divulgação das propostas.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer reunir os líderes partidários nos primeiros dias de janeiro para discutir a tramitação da medida provisória (MP) que instituiu uma reoneração gradual da folha de pagamentos. Em nota emitida na sexta-feira (29) à noite, Pacheco disse ter recebido com “estranheza” a MP que revogou a prorrogação da desoneração da folha para 17 setores da economia.

Na manhã de hoje foi divulgado o boletim Focus com as previsões de instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central do Brasil. Para o IPCA, a expectativa para 2023 ficou estável, em 4,46%. Para 2024, a previsão para a inflação caiu de 3,91% para 3,90%. Sobre a taxa Selic, a previsão para este ano continua segue em 9%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a previsão para 2023 cresceu ficou estável em 2,92%. Assim como para 2024, o PIB deve fechar em 1,52%.

No setor corporativo, a Agência Nacional de Energia Elétrica informou na sexta-feira (29) que a bandeira tarifária será verde no mês de janeiro de 2024, sem cobrança de custo adicional nas contas de energia elétrica. A continuidade de bandeira verde é consequência das condições favoráveis de geração de energia, situação que permanece há 21 meses, desde abril de 2022.

A Petrobras informou que colocou em produção hoje o navio-plataforma Sepetiba, no campo de Mero, bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. Esse é o terceiro sistema de produção de Mero, com capacidade para produzir diariamente até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás. A plataforma é do tipo FPSO, ou seja, é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês.

A PetroReconcavo (RECV3) informou que José Maria de Mello Firmo foi eleito o novo diretor executivo da companhia. Ele substitui Marcelo Campos Magalhães, que renunciou ao cargo.

A Petrobras informou que assinou um contrato com a Unigel Participações S.A. (Unigel) de industrialização por encomenda (tolling) para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia.

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente à semana operativa entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro, aponta que as perspectivas para a Energia Natural
Afluente (ENA) ainda são inferiores à média do período tipicamente úmido. O subsistema Sul deve registrar o percentual mais elevado, com 81% da Média de Longo Termo (MLT). Para os demais subsistemas, a ENA ao final de janeiro deve chegar aos seguintes patamares: Norte, com 70% da MLT, Sudeste/Centro-Oeste, com 68% da MLT, e Nordeste, com 51% da MLT.

A Petrobras assinou contrato para aquisição da tecnologia HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids) junto à empresa Honeywell UOP, umas das licenciadoras mais reconhecidas
mundialmente em soluções para produção de combustíveis. Com a implantação da tecnologia HEFA, a Petrobras poderá produzir, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação – BioQav (SAF) a partir de correntes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.

A Eletrobras informou que sua assembleia geral extraordinária convocada para o dia 29 de dezembro de 2023, tendo como ordem do dia a deliberação da incorporação de Furnas contou com a presença de acionistas suficientes para a sua instalação, mas foi suspensa por decisões proferidas em 29 de dezembro de 2023, sendo uma proferida pela Desembargadora plantonista Maria Isabel Paes Gonçalves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ, que concedeu o pedido de liminar.