RADAR DO DIA: Putin em ação e petróleo nas alturas; Boletim Focus

367

São Paulo – Os índices futuros americanos e as ações europeias operam em queda na manhã desta segunda-feira. O motivo é a possível sanção ao petróleo russo discutida entre EUA e União Europeia. Com isso, a cotação do barril tipo Brent chegou a US$ 145 na última sexta.
A pressão sobre a Rússia aumenta, mas o reflexo das sanções impostas ao Kremlin é sentindo na escassez de produtos, no aumento do preço e na elevação da inflação em vários continentes. Putin continua firme com seu objetivo de chamar a Ucrânia de sua. No fim de semana, o cessar-fogo foi novamente violado e dezenas de civis foram mortos por forças russas.
Por aqui, o governo estuda criar subsídios para tentar diminuir o preço e a pressão sobre os combustíveis. A ideia é ter um valor fixo de referência para a cotação dos combustíveis e subsidiar a diferença em relação ao preço do petróleo no mercado internacional. Após uma semana sem avanços, os projetos que estão tramitando no Senado sobre o preço dos combustíveis devem movimentar os parlamentares por toda esta semana.
Na Câmara, o governo quer colocar em pauta a proposta que autoriza mineração em terras indígenas. A justificativa é aumentar a produção de fertilizantes no país devido à dependência brasileira dos fertilizantes da Rússia, que propôs aos fabricantes russos a suspensão das exportações.
Hoje, o Banco Central divulgou o Boletim Focus. A previsão da inflação para 2022 é de 5,60% e a Selic deve ficar em 12,25% no ano. Para o PIB, o índice esperado para este ano ficou em 1,50%.
No setor corporativo, a Sul América disse que a Rede D’Or São Luiz, em conjunto com outros veículos de investimento de seus acionistas controladores, informaram a aquisição de 24.410.241 units da companhia, representadas por 24.410.241 ações ordinárias e 48.820.482 ações preferenciais e, com isso, alcançaram o equivalente a 5,73% do seu capital social, sendo 3,81% do total de ações ordinárias e 7,66% do total de ações preferenciais
A Acelen, empresa criada pelo grupo árabe Mubadala para administrar a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), vendida pela Petrobras em novembro de 2021, anunciou dois aumentos no preço do botijão de gás de cozinha na Bahia este ano, em 3,24% na quarta-feira (2) e entre 9,1% e 9,4% em 1 de fevereiro (dependendo do ponto de entrega e modalidade), um reajuste de quase 13% em um mês. Já a Petrobras não reajusta o valor do produto desde 9 de outubro de 2021, comentou a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) celebraram o início do contrato da nova concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos (BR-101/116/RJ/SP), o maior contrato de concessão rodoviária já firmado no país, segundo a Agência.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê crescimento de 2,0% da carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em março, na comparação com o março de 2021, com o volume de 74.201 MW médios. As informações constam do boletim do Programa de Mensal de Operação (PMO) relativo à semana de 5 a 11 de março.