RADAR DO DIA: Produção de petróleo; Lula e Bolsonaro em busca de apoios

558
Foto: Exxon Mobil

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em baixa nesta quarta-feira. O mercado mantém os olhos para os números do emprego nos Estados Unidos e a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+)
sobre a produção de petróleo.

Ontem saiu o relatório Jolts, que mede a escassez de mão de obra no país. A abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos caiu a 10,053 milhões em agosto. Em julho, o número ficou em 11,170 milhões. Na sexta-feira (7), sai o relatório de emprego (chamado de payroll) de setembro, que tem forte influência no parecer do Federal Reserve (Fed) sobre a decisão da taxa de juros. Em agosto, o número foi de 315 mil novas vagas, abaixo dos 526 mil de julho, e o menor resultado desde dezembro do ano passado.

Sobre a produção de petróleo, analistas acreditam que a Arábia Saudita pode reduzir a produção em 1,5 milhão de barris por dia. Ontem, os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam em alta na sessão, e o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro subiu mais de 3%, cotado a US$ 91,80 o barril.

Os preços do petróleo caíram por quatro meses consecutivos desde junho, com a demanda prejudicada pelos lockdowns da Covid-19 na China. Em setembro, a Opep+ fez uma redução de produção simbólica de 100 mil bpd, a partir de outubro. A medida veio depois que seus membros concordaram anteriormente em aumentar as cotas no mesmo montante em setembro.

Além da dúvida sobre a demanda dos chineses, o mercado também tenta entender qual será o impacto do embargo ao petróleo russo patrocinado pela União Europeia. A medida, que faz parte de um pacote de sansões contra a Rússia, já reduziu em 75% o fornecimento e deve chegar a 90% até o fim do ano. O embargo atinge apenas o petróleo que chega por via marítima. As importações por oleodutos continuam temporariamente permitidas.

Por aqui, a atenção continua voltada para o segundo turno das eleições presidenciais entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro. Ontem, os dois
candidatos conseguiram apoios importantes. O PDT, de Ciro Gomes, confirmou aliança com o petista, e o Bolsonaro garantiu os apoios dos governadores eleitos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e do candidato derrotado para o governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

No setor corporativo, a presidente da Caixa, Daniella Marques, informou que, a partir da segunda quinzena de outubro, o banco público pretende apresentar taxas inferiores ao teto de 3,5%, definido para empréstimos consignados que serão garantidos pelas futuras parcelas do Auxílio Brasil. A medida virá acompanhada de uma ação para conscientizar beneficiários sobre o risco de contrair empréstimos. As informações são da Agência Brasil.

As prestadoras de telecomunicações já instalaram duas vezes mais antenas de 5G do que
o exigido no edital do leilão. Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento as empresas ativaram 5.275 antenas de 5G stand alone. A quantidade mínima prevista no edital para essa primeira fase de implantação do 5G nas capitais era de 2.528 estações.

A venda de veículos automotores novos em setembro registrou alta de 19,33% na comparação com o mesmo mês de 2021. No mês passado foram comercializados 335.304 unidades, ante 280.979 em setembro do ano passado. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou hoje (4) os dados de setembro. As informações são da Agência Brasil.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste (CRO) – concessionária da Novonor (ex-Odebrecht) – assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que possibilita que a companhia transfira o controle acionário da concessão de 822,8 km da BR-163/MT para a MT PAR, sociedade de economia mista sob o controle do governo do Estado do Mato Grosso.

A projeção do volume de diesel no Brasil para o ano foi mantida em de 63.166 mil metros cúbicos (m/3), que representa um crescimento de 1,7% em relação ao volume de 2021, aponta o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) em boletim divulgado nesta terça-feira.

A Cemig informou que Cemig Geração Poço Fundo, subsidiária integral da Cemig GT e proprietária da PCH Poço Fundo , obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início da operação comercial das Unidades Geradoras UG-01 UG-02 em 29 de setembro de 2022 e 1º de outubro de 2022, respectivamente.

O conselho de administração do Banco Central do Brasil aprovou eleição da diretoria do Itáu Unibanco, cujo mandato se estenderá até a posse dos que forem eleitos na primeira
reunião do conselho de administração que suceder a assembleia geral ordinária de 2023.

O conselho de administração da Equatorial Energia aprovou a realização de uma oferta restrita de uma emissão de notas comerciais escriturais, em série única, da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), a ser celebrado entre a CEEE-D e a companhia, no valor de R$ 400 milhões e vencimento em até 1.826 dias, em reunião realizada em 28 de setembro.