RADAR DO DIA: Powell no Congresso; Copom define Selic; Arcabouço em tramitação

538
Símbolo do Fed em dólar // Crédito: Pexels/Karolina Grabowska

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em queda e as bolsas europeias em instabilidade. O dia será marcado pela presença do presidente do Fed, Jerome Powell, no Congresso dos EUA, onde comparecerá duas vezes nesta semana, hoje e amanhã (21). Em sua última decisão, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) manteve os juros no Estados Unidos, entre 5% e 5,25% ao ano, após dez altas consecutivas.

Após a confirmação do Fomc, Powell disse que a maioria dos membros do Comitê acredita que mais aumentos nas taxas serão necessários, mas que “a necessidade de endurecimento adicional na política monetária” seria avaliada de acordo com os dados recebidos a cada encontro do Comitê. Analistas acreditam que uma nova alta deve acontecer apenas na reunião de agosto.

Hoje pela manhã foi divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido, que subiu 8,7% em maio em relação ao mesmo mês de 2022, inalterado ante abril. Em base mensal, os preços ao consumidor subiram 0,7% em maio de 2023, em comparação com um aumento de 0,7% em maio de 2022.

Amanhã, o Banco Central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decide a nova taxa de juros. A previsão é de um novo aumento. Em sua última reunião, em maio, o BoE elevou o juro em 0,25 ponto percentual. Foi a 12a alta consecutiva.

Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define hoje a nova taxa de juros. O órgão deve manter o aperto monetário com a Selic em 13,75% ao ano, mesmo com as pressões do governo federal para redução da taxa. A aposta do mercado é de que os cortes iniciam no próximo encontro, previsto para agosto.

As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) na pesquisa Focus, divulgada na segunda-feira (19), reduziram de 12,50% para 12,25% a previsão para a taxa básica de juros (Selic) ao final de 2023. Atualmente, ela está em 13,75%, o que significa que o mercado espera um corte de 1,50 ponto porcentual (pp) até o final do ano. Para 2024, a estimativa para a taxa Selic caiu de 10% para 9,50%.

Em Brasília, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deverá apreciar o projeto de lei complementar que institui o novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), já aprovado na Câmara dos Deputados. Até o momento, foram apresentadas 41 emendas ao texto aprovado na Câmara, que é relatado pelo senador Omar Aziz (PSD-AM).

Na Câmara, o presidente Arthur Lira disse que os deputados só devem votar a partir de 4 de julho o novo arcabouço fiscal alterado pelo Senado, bem como o projeto que reformula o Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). Apesar da concentração de votações, ele manteve a promessa de votar a reforma tributária na primeira semana de julho.

No setor corporativo, o conselho de administração da WEG aprovou o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) no valor total de R$ 244,6 milhões, a ser realizado em 16 de agosto, pelo valor líquido de R$ 0,049550000 por ação, aos titulares de ações em 23 de junho.

A Justiça indeferiu o pedido da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel) para suspender a 181a assembleia-geral extraordinária da Eletrobras, realizada em fevereiro de 2022. A assembleia aprovou a separação das subsidiárias Eletronuclear e da Itaipu Binacional, que passaram a ser controladas pela Empresa de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar).

A Caixa Econômica Federal informou que voltou atrás e irá suspender a cobrança de tarifa sobre transferência via Pix para clientes de Pessoa Jurídica (PJ), que começaria a valer a partir do dia 19 de julho. Segundo a Caixa, o recuo visa dar uma melhor adequação aos clientes para que se adaptem à medida.

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na mídia, negou que tenha recebido qualquer tipo de instrução ou diretriz para barrar ou fechar outro tipo de operação com a Braskem. A empresa e disse que segue observando e analisando a situação e aguardará o momento certo de tomar decisões.

A TIM informou que a montadora Stellantis escolheu a companhia para conectar o próximo lançamento do grupo, a Rampage, primeiro projeto da marca Ram concebido e desenvolvido no Brasil. A nova picape chegará às concessionárias da marca no início de agosto.

Em teleconferência com investidores para avaliar os resultados do trimestre, o CFO e diretor de relação com investidores da São Martinho, Felipe Vicchiato, disse que a safra 2023/24 poderá ser alongada devido aos efeitos do El Niño. A companhia espera colher e moer 21,5 milhões de toneladas de cana na safra 2023/24, alta de 7,4% em relação as 20,024 milhões colhidas em 2022/23.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 4,05% nas tarifas da Energisa Minas Rio (EMR). O reajuste entre em vigor amanhã (22).