RADAR DO DIA: Mercados externos otimistas devem influenciar por aqui

696

São Paulo – Os principais índices acionários do mundo operam com viés positivo, ainda sustentados pelo anúncio de sexta passada de que os Estados Unidos e a China alcançaram um acordo comercial e na esteira de dados chineses de produção industrial e das vendas no varejo, que superaram as expectativas, de acordo com o relatório da Correparti.

A guerra comercial entre China e Estados Unidos pode estar arrefecendo. Os chineses cancelaram a implementação de novas tarifas, que deveria acontecer ontem, sobre produtos como milho, trigo, veículos e peças de carros americanos. As outras tarifas chinesas que já passaram a incidir serão mantidas.

Mesmo assim, já é um primeiro passo e é reflexo da primeira fase de negociação entre os países para resolver a disputa comercial. Os norte-americanos concordaram em reduzir gradativamente suas próprias tarifas enquanto os chineses se comprometeram a aumentar a importação de energia, produtos agrícolas e farmacêuticos, além de serviços financeiros dos Estados Unidos.

O governo brasileiro inaugurou um escritório comercial em Jerusalém. Foi uma saída diplomática para o recuo de Bolsonaro na promessa de transferir para lá a embaixada brasileira em Israel.

O jornal “O Estado de S. Paulo” notícia que o governo estuda um pacote de medidas para diminuir o preço das passagens aéreas. A principal mudança será de um corte de 20% no preço do querosene, acabando com a incidência de PIS/Cofins e quebrando a concentração de fornecedores do combustível. O objetivo é atrair novas empresas aéreas, aumentando a concorrência.

EMPRESAS

A Petrobras iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de parcela de sua participação na concessão BM-P-2, localizada na Bacia de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul.

A Petrobras e a Total são parceiras nessa concessão e cada uma detém 50% de participação, sendo a Petrobras a operadora. O desinvestimento será realizado em conjunto, com a venda entre 30% a 65% de participação na concessão.

A Petrobras Distribuidora informou que, após audiência de conciliação com o Sitramico/RJ e o Ministério Público do Trabalho, houve um acordo sobre o Programa de Desligamento Optativo (PDO) que garante a implementação do plano e confere segurança jurídica tanto para a companhia quanto para os empregados que fizeram a sua opção pelo desligamento.

O preço médio do aluguel na cidade de São Paulo caiu 0,90% no mês de novembro, na comparação com outubro, mas registrou alta de 3,89% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com a Pesquisa de Valores de Locação Residencial do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

O conselho de administração da Gol autorizou a diretoria a tomar as medidas necessárias para a reorganização societária que culminará na incorporação da Smiles Fidelidade.

A Engie Brasil manifestou interesse em comprar a participação remanescente de 10% que a Petrobras ainda detém na Transportadora de Gás Associada (TAG).