RADAR DO DIA: Juros nos EUA; Mau humor do mercado; Ibovespa em queda

455
Foto: FreeImages.com / Ben Shafer

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. O dia será marcado pela divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de dezembro de 2022. Na ocasião, o Fed aumentou os juros em 0,50 ponto percentual (pp), depois de três aumentos consecutivos de 0,75 pp.

Ao todo, o banco central americano promoveu sete aumentos seguidos dos juros. Para a reunião do próximo dia 1 de fevereiro, o mercado espera um novo aumento. A projeção do Fed é de que a meta da taxa básica de juros subirá para 5,1% em 2023. Atualmente, a taxa está no intervalo entre 4,25% e 4,50%

A quarta-feira também trará também os dados do relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês) divulgado pelo Departamento do Trabalho, que não inclui o setor rural. Com uma recessão à frente, o Fed continuará a monitorar os principais índices econômicos do país em 2023 e agir com prudência e firmeza para trazer a inflação para a meta, que é de 2%.

Por aqui, o segundo dia útil do governo Lula teve uma nova queda no Ibovespa, com recuo de 2,08%. O dólar fechou em alta de 1,77%, a R$ 5,45, maior valor desde o final de julho.

O mau humor ainda é reflexo do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia da posse, no qual criticou o teto de gastos, além da prorrogação da isenção dos combustíveis. Além disso, as declarações do ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre criar uma comissão para revisar a reforma da Previdência aprovada no governo de Jair Bolsonaro (PL)
também deixou o mercado desconte.

Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discutiu com sua equipe uma série de medidas que elevam a arrecadação e reduzem despesas, gerando um impacto de até R$ 223 bilhões nas contas públicas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou ontem comunicado ao Conselho de Administração da Petrobras informando que o senador Jean-Paul Prates será indicado para exercer o cargo de presidente e membro do Conselho de Administração da empresa.

O senador petista defende a mudança na política de preços da companhia, mas o mercado teme que o fim da do Preço de Paridade Internacional (PPI, na sigla em inglês) pode trazer prejuízo à companhia.

O atual presidente, Caio Paes de Andrade, comunicou ao conselho da estatal seu pedido de renúncia. Em dezembro, Andrade aceitou o convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a sua equipe.

No setor corporativo, a Gol atualizou suas projeções financeiras para o quarto trimestre de 2022, em que estima receita unitária de passageiros (PRASK) aproximadamente 20% maior, comparada ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela recuperação contínua na demanda de viagens de lazer combinada com um aumento em viagens internacionais.

O conselho de administração da BRF aprovou, por unanimidade, a eleição de Artemio Listoni para o cargo de diretor vice-presidente de Operações Industriais e Logística, em substituição de Vinícius Guimarães Barbosa, atual diretor vice-presidente de Cadeia de
Suprimentos. O executivo assumiu o cargo em 3 de janeiro, com mandato vigente até o dia 3 de maio de 2024, sendo o mandato unificado com os demais membros da diretoria que foram eleitos em 4 de maio de 2022.

A secretária-executiva da Casa Civil do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Miriam Belchior, disse que a Medida Provisória sobre saneamento será corrigida e que a Agência Nacional de Águas deve manter a regulação do setor. As informações
foram concedidas em entrevista à GloboNews.