RADAR DO DIA: Juros nas alturas e generalizado; Petrobras sob fogo cruzado

535

São Paulo, SP – As bolsas europeias iniciaram o dia em alta. Hoje é feriado nos Estados Unidos, e os mercados estão fechados por lá. A segunda-feira começa depois de uma semana marcada pela alta generalizada dos juros. Estados Unidos, Suíça, Inglaterra e Brasil subiram suas taxas, e o Banco Central Europeu também disse que deve iniciar uma escalada de aumento para tentar conter a inflação no bloco europeu.

Por aqui, a semana promete ter, mais uma vez, a Petrobras sob fogo cruzado. Após um novo aumento dos combustíveis, na última sexta-feira, depois de 99 dias sem aumentos, o governo iniciou uma ofensiva contra a estatal, da qual é acionista majoritário. Em três anos do governo Bolsonaro, a Petrobras distribuiu R$ 447 bilhões ao governo federal a título de dividendos, impostos e royalties.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, defende uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar presidente, diretores e integrantes do conselho de administração da Petrobras, além do aumento da tributação sobre lucros extraordinários da estatal. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, defendeu a criação de uma conta de estabilização dos preços dos combustíveis para enfrentar momentos de crise no setor.

Há cerca de três meses, o senado aprovou o projeto que define as diretrizes da política de preços dos combustíveis derivados de petróleo e gás liquefeito de petróleo (GLP), inclusive de gás natural, comercializados no país e cria a Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP-Combustíveis). A proposta institui também o auxílio gasolina para taxistas e amplia o número de famílias atendidas pelo auxílio gás. O texto está na Câmara dos Deputados.

Na sexta-feira (17), a Petrobras disse, por nota, que reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais.

A mudança no comando da Petrobras continua em curso e em passos de tartaruga. O governo tenta desde o fim de maio colocar Caio Paes de Andrade na presidência da companhia no lugar de José Mauro Coelho, que sofre pressão para renunciar e, assim, agilizar o processo de mudança.

No setor corporativo, sexta-feira (17) foi o ultimo dia que as ações do Banco Inter (BIDI11) foram negociadas na B3, segundo o cronograma de reorganização societária e migração
acionária da companhia para os EUA. A partir de hoje (20) o papel passa a ser negociados em Nasdaq, Nova York.