RADAR DO DIA: Inflação nos EUA, debate sobre combustíveis e 5G

Foto: Pexels

São Paulo, 14 de setembro de 2021 – As bolsas da Europa e os futuros dos índices de ações americanos trabalham sem direção única com investidores esperando os dados da inflação dos Estados Unidos que podem influenciar as expectativas sobre quando o Federal Reserve vai começar a reduzir os estímulos.

Na Ásia, o controle cada vez maior da China sobre suas empresas de tecnologia e uma crescente crise de liquidez para o desenvolvedor mais endividado do país também mantém os investidores em alerta.

No Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira fez críticas, em uma rede social, aos preços dos combustíveis e do gás de cozinha praticados pela Petrobras e disse que os brasileiros são os principais acionistas da estatal. Hoje, o presidente da Petrobras Joaquim Silva e Luna participará de um debate no plenário da Câmara sobre preço de combustíveis e operações das termelétricas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou ontem (13) a reunião extraordinária do seu conselho diretor para tratar de ajustes à minuta do edital do leilão do 5G. Devido ao pedido de vista do conselheiro Moisés Moreira para analisar melhor as alterações sugeridas pelo Tribunal de Contas da União, o órgão realizará um novo encontro, que poderá ocorrer na reunião ordinária marcada para o dia 30 de setembro, ou antes, em uma nova reunião extraordinária.

Em âmbito corporativo, a agência de classificação de risco Fitch Ratings classificou a compra dos ativos da LafargeHolcim no Brasil pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) neutra para a nota de crédito da CSN, considerando os ganhos em diversificação de negócios e no crescimento da relativamente pequena operação negócio de cimento para a companhia, cuja contribuição do ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) deverá aumentar para 6% após as aquisições em 2021, de 3% em 2020, com pequeno pequeno aumento da alavancagem.

O conselho de administração do Carrefour aprovou a assinatura, pela companhia, de um ou mais contratos de empréstimo, com um ou mais bancos, de até R$ 2 bilhões, com vencimento em até três anos, cujos termos serão fechados em preços e condições de mercado, conforme análise dos seus administradores, informou, em ata de reunião realizada em 1 de setembro.

A companhia de crédito Captalys protocolou um pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última sexta-feira (10), que prevê a distribuição primária e secundária, no Brasil e no exterior, para captar recursos para investir no seu crescimento orgânico ou por meio de potenciais aquisições. A companhia também está em fase de registro na categoria “A” perante à autarquia.

A Vale afirmou que a produção de minério de ferro no seu Sistema Norte deve ter um “ramp up” mais suave do que o planejado anteriormente devido a questões como atrasos nas licenças necessárias na Serra Norte para sustentar o nível de produção. Com isso, a mineradora deve chegar a uma capacidade de produção de 205 milhões de toneladas na região ao fim de 2022, ante previsão anterior de 230 milhões de toneladas.

O Ministério de Minas e Energia informou que o grupo técnico do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou um total de 237 megawatts (MW) de redução de demanda para utilização pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no mês de setembro, em reunião realizada na sexta-feira (10). Isso significa que a indústria deixará de consumir 237 MW neste mês, no horário de pico.