RADAR DO DIA: Fed na defensiva; Empregos nos EUA; Ibovespa sobe; Posse de Tebet

543
Foto: freeimages.com / Carlos Chavez

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. O teor da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de dezembro de 2022, divulgada ontem apontou que o Fed pretende manter os juros altos até que haja dados suficientes que mostrem o recuo consistente da inflação nos Estados Unidos.

Em dezembro, o Fed aumentou os juros em 0,50 ponto percentual (pp), depois de três aumentos consecutivos de 0,75 pp. Ao todo, o banco central americano promoveu sete aumentos seguidos dos juros. Para a reunião do próximo dia 1 de fevereiro, o mercado espera um novo aumento. A projeção do Fed é de que a meta da taxa básica de juros subirá para 5,1% em 2023. Atualmente, a taxa está no intervalo entre 4,25% e 4,50%.

Ontem também saiu os dados do relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês) referente a novembro, que veio ligeiramente melhor do que o previsto, sinalizando que o mercado de trabalho continua aquecido. Por outro lado, o índice de atividade industrial ISM teve uma nova contração no setor após 30 meses de expansão, sinalizando que o aumento dos juros patrocinado pelo Fed pode estar fazendo efeito.

Hoje sai a pesquisa ADP, referente a dezembro. A ADF, que mostra os números da geração de empregos apenas do setor privado, é considerada uma prévia do relatório de emprego dos EUA, o chamado payroll, que inclui dados do setor público.

Por aqui, depois de dois dias de queda, a Bolsa fechou em alta após o futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), afirmar que não vai intervir no mercado para controlar os preços dos combustíveis. O principal índice da B3 subiu 1,12%, aos 105.334,46 pontos.

Ontem, o atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, comunicou ao conselho da estatal seu pedido de renúncia. Em dezembro, Andrade aceitou o convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a sua equipe. A confirmação de Prates no comando da estatal pode levar até 60 dias.

Hoje, após as posses de Geraldo Alckmin (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente), é a vez da ex-candidata à presidência, Simone Tebet, assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento.

No setor corporativo, a Eletrobras informou ontem que seu conselho de administração resolveu retirar da pauta da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada hoje (5), o bloco de deliberações referentes ao resgate de ações preferenciais de classe A de emissão da companhia. A companhia foi notificada sobre uma decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que apontou irregularidade da proposta de resgate de ações
preferenciais classe A (PNA).

A Multiplan informou, em sua prévia operacional sobre o desempenho de 2022, que as vendas totais do seu portfólio de shoppings atingiram R$20 bilhões no ano passado, superando em 37,1% o ano de 2021 e em 22,8% o ano de 2019, alcançando um novo recorde de vendas anuais.

A Engie Brasil informou que a Itaú Corretora de Valores passará a exercer a função de formador de mercado para suas ações, em substituição ao Itaú Unibanco, com o objetivo do contrato é fomentar a liquidez das suas ações ordinárias negociadas na B3, por prazo
indeterminado.

O Procon-SP informou que irá realizar uma pesquisa de preços de combustíveis para que o consumidor tenha mais uma ferramenta a sua disposição para monitorar os postos que estão realizando reajustes mesmo com a prorrogação da isenção de impostos federais pelo governo federal.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as autoridades sanitárias do Peru aprovaram na última semana de 2022 o primeiro estabelecimento brasileiro para a exportação de carne suína ao país andino.