RADAR DO DIA: Empregos nos EUA; Opep aumenta produção; PIB ainda tímido

1565
Foto: Dominik Gwarek / freeimages.com

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram o dia em queda e as bolsas europeias mostram instabilidade. Hoje, o dia ficará atento ao número de empregos gerados
nos Estados Unidos, em maio. A previsão é que seja inferior ao apurado em abril, quando chegou a 428 mil. Atualmente, a taxa de desemprego por lá é de 3,6%.

O resultado, como sempre, mostra como a economia do país anda e serve para que o Federal Reserve (Fed) calibre a taxa de juros. O mercado vê pelo menos mais duas altas patrocinadas pelo Fed para tentar conter a inflação, que ainda atrapalha o dia a dia dos norte-americanos.

Ontem, os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) chegaram a um acordo para elevar a produção diária a 648 mil barris nos meses de julho e agosto, dos atuais 432 mil barris de petróleo por dia. A medida tenta diminuir a pressão sobre os preços dos combustíveis e um possível desabastecimento devido à guerra na Ucrânia, que hoje chega ao seu centésimo dia.

Por aqui, o aumento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre mostrou que a economia ganhou fôlego, em especial no setor de serviços. Mas analistas apontam para um resfriamento da atividade econômica no segundo semestre, com inflação e juros em alta pressionando o poder de compra dos consumidores e diminuindo o apetite das empresas para novos investimentos.

Por fim, o governo continua procurando uma maneira de frear o aumento dos combustíveis. A missão é árdua diante da pressão política e econômica. A opção da vez, além do teto de 17% de ICMS nos preços dos combustíveis e da energia, que está em pauta no Senado, é aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tentar baixar os preços “na marra”.

No setor corporativo, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) decidiu, nesta quinta-feira, recomendar ao presidente Jair Bolsonaro a inclusão da Petrobras nos estudos para privatização. O pedido de inclusão da petrolífera na carteira do PPI foi feito na última segunda-feira pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

O Banco Inter divulgou sua carteira recomendada de dez ativos para Junho: Vale VALE3), Klabin (KLBN11), JBS (JBSS3), Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3),BB Seguridade (BBSE3), Assaí (ASAI3),Iguatemi (IGTI11), Movida (MOVI3), AES Brasil (AESB3). Destas, as empresas que são novas na carteira são a Klabin, que entra no lugar da Gerdau, o Assaí e a AES, no lugar da Sanepar.

A Amazon está fechando sua livraria digital Kindle na China e interrompeu as vendas de dispositivos Kindle para varejistas no país no mais recente recuo de uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos no país asiático. As informações são da agência de notícias Dow Jones.

A CCR informou a renúncia de Cristiane Alexandra Lopes Gomes ao cargo de diretora de negócios da companhia para assumir, como CTO (Chief Technology Officer), com o desafio de promover a transformação digital do Grupo CCR.