RADAR DO DIA: De olho no Powell; IPCA de dezembro; 3 Poderes contra o golpismo

670
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. O mercado espera hoje mais um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, em conferência na Suíça, onde também está o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Analistas não acreditam que haverá algo de novo na fala de Powell diante da já precificada nova alta de juros na próxima reunião do Fed, em 1 de fevereiro. Os últimos dados de emprego dos Estados Unidos mostraram que a economia está aquecida, o que deve obrigar o Fed a continuar elevando as taxas de juros para tentar conter a inflação no país.

Na próxima quinta-feira (12), sairá o Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a evolução dos preços de bens e serviços, referente a dezembro. Assim como os dados do payroll (relatório de emprego dos EUA), o CPI também tem um peso importante na decisão do Fed sobre o tamanho do aumento nas taxas de juros.

Em dezembro, o Fed aumentou os juros em 0,50 ponto percentual (pp), depois de três aumentos consecutivos de 0,75 pp. Ao todo, o banco central americano promoveu sete aumentos seguidos dos juros. Para a reunião do próximo dia 1 de fevereiro, o mercado espera um novo aumento. A projeção do Fed é de que a meta da taxa básica de juros subirá para 5,1% em 2023. Atualmente, a taxa está no intervalo entre 4,25% e 4,50%.

Por aqui, após ao vandalismo acontecido na tarde de domingo (8), em Brasília, com a depredação dos Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio da Alvorada, os três Poderes reagiram e mostraram união para responder aos atos golpistas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a retirada dos acampamentos em frente a quartéis. Cerca de 1,5 mil pessoas foram detidas e levadas para triagem em um ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal. Na madrugada de segunda-feira (9), Moraes determinou o afastamento do cargo de Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal por um prazo de 90 dias.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se reuniu com todos os governadores para falar sobre os atos golpistas e condenar a violência contra a democracia brasileira. Após a reunião no Palácio da Alvorada, o presidente foi ao Supremo Tribunal Federal acompanhado dos governadores e da presidente da corte, a ministra Rosa Weber.

Na noite de ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O decreto de intervenção federal foi assinado no último domingo pelo presidente Lula. Agora, o texto segue para análise do Senado, onde a sessão para votação está marcada para hoje, às 11h.

No campo econômico, hoje sai o Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, que deve ter uma nova alta na comparação com novembro, que apresentou alta de 0,41%. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses apresenta alta de 5,90%, acima da meta para 2022, de 3,5%, com tolerância de 1,5 p.p. para cima ou para baixo.

No setor corporativo, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) manifestaram repúdio às ações de violência e depredação do patrimônio público, ocorridas aos prédios públicos dos Três Poderes em Brasília, neste domingo (8).

O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar aprovou a proposta da administração para submeter para deliberação dos acionistas na assembleia extraordinária a ser convocada para 14 de fevereiro, para redução do seu capital social mediante entrega de ações do Éxito aos seus acionistas, na proporção de suas respectivas participações no capital social da companhia, no âmbito da segregação dos seus negócios e da controlada.

A divulgação mensal de tráfego da Ecorodovias mostra que em dezembro, o volume de tráfego consolidado alcançou 38,926 milhões de veículos pagantes, um crescimento de 15,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados a pouco pela concessionária.

A Natura informou, em nota, que repudia os ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, pois considera que “os atos criminosos representam uma afronta à democracia brasileira, em uma tentativa de calar as instituições constituídas e silenciar os espaços
públicos de diálogo.”

O Procon-SP notificou a rede social Twitter questionando sobre o vazamento de dados de milhões de usuários da plataforma, conforme informação veiculada pela Globo News. A empresa tem até o próximo dia 13 para responder ao órgão.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) manifestaram repúdio aos atos ocorridos no domingo (8) em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes da República foram depredadas por radicais que pediam intervenção militar.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) afirmou que tem compromisso com os valores do Estado Democrático de Direito.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defendeu punição exemplar ao que classificou como “atos terroristas”.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) repudia veementemente as invasões e os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, nas sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Nos últimos dez anos, Brasil, Argentina e Chile, integrantes do Cone Sul, registraram um aumento de 56% na produção agrícola, frente a 29% da média global, reforçando o processo de desenvolvimento e alavancagem da economia e dos investimentos. Pensando na importância desse setor econômico para os três países sul-americanos, a EY acaba de lançar o estudo Top 10 riscos e oportunidades para o Agronegócio, que contou com a avaliação de executivos de empresas dos três países, sendo 59% destes com cargos C-level.

A Bolsa brasileira bateu recorde de ingresso de fluxo estrangeiro em 2022, um total R$ 119,8 bilhões, o maior valor desde o início dos dados em 2008, segundo relatório da XP Investimentos.

As exportações totais de carne bovina em 2022 cresceram 42% na receita e 26% no volume e são as maiores da série histórica do produto no país, considerando carne in natura e processada, segundo informações da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que compilou os dados da SecexSecretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 102,8 mil toneladas em dezembro, volume 14,6% superior ao registrado no décimo segundo mês de 2021, com 89,7 mil toneladas.

Em nota de repúdio às invasões e ataques criminosos contra símbolos dos Três Poderes, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) defende que “a preservação do Estado Democrático de Direito e o respeito às instituições democráticas são valores inegociáveis.”

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), em relação aos atos criminosos cometidos por por uma minoria radical de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo, em Brasília, defende que é hora de retomar o caminho da normalidade com ampla segurança jurídica.

O Sindicato da Habitação (Secovi), entidade patronal que representa a indústria imobiliária, externou total repúdio às ações antidemocráticas, ilegais e agressivas ocorridas neste domingo, em Brasília.