RADAR DO DIA: De olho em Jerome Powell; arcabouço fiscal avança; Juscelino fica

720
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. Hoje e amanhã, o mercado estará de olho na sabatina do presidente Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, no Congresso dos Estados Unidos, a partir das 12h (horário de Brasília). Como de costume, os investidores tentam encontrar nas declarações de Powell indicações sobre as próximas decisões do Fed.

A perspectiva é que as taxas de juros nos EUA continuem subindo pelo menos até agosto. Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), no início de fevereiro, a taxa de juros básica aumentou 0,25 ponto percentual (pp), elevando-a da faixa de 4,25% e 4,5% para 4,5% e 4,75%. A decisão foi unânime.

Em sua decisão, o Comitê afirmou que os aumentos contínuos na faixa-alvo serão apropriados para alcançar uma orientação de política monetária suficientemente restritiva para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo. A próxima reunião do Fomc acontece nos dias 21 e 22 de março.

Entre os dados que o Fed analisa para decidir o tamanho da taxa de juros está o payroll (relatório de emprego), que será divulgado na sexta-feira (10). Outro termômetro sobre o mercado de trabalho nos EUA é o relatório ADP de empregos, o Jolts, sobre criação de vagas no setor privado, que acontecerá na quarta-feira (8). Na semana também será conhecido o conteúdo do Livro Bege, relatório do Fed sobre as condições econômicas das 12 principais regiões do país.

Em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que concluiu a proposta de arcabouço fiscal, e que será apresentada à equipe econômica do governo e depois submetida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de seguir para apreciação pelo Congresso Nacional.

Pelo texto da PEC da Transição, aprovada em dezembro passado pelos parlamentares, o governo tem até 31 de agosto para propor a regra fiscal que substituirá o teto de gastos públicos.

O presidente Lula manteve no cargo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), acusado de uso irregular de diárias do governo. Lula se reuniu com o ministro, na tarde de ontem, para ouvir seus esclarecimentos.

Ainda nesta semana, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de fevereiro, na sexta-feira (10). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) foi de 0,76% em fevereiro e ficou 0,21 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de janeiro (0,55%). Em janeiro, o IPCA subiu 0,53% em comparação a dezembro. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,77%.

No setor corporativo, a Klabin iniciou a operação de uma nova onduladeira na unidade de produção de embalagens de papelão ondulado em Horizonte, no Ceará. Segundo a Klabin, a máquina, adquirida especificamente para o projeto de expansão da fábrica, é de alta produtividade e será a mais moderna da companhia. Além disso, é parte fundamental para o aumento de capacidade na unidade, que alcançará 100 mil toneladas anuais.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) decidiu que os conselheiros das Lojas Americanas estão impedidos de vender patrimônio da varejista, em atendimento a pleito do Bradesco, que é um dos maiores credores das Americanas, com um crédito de aproximadamente R$ 4,7 bilhões a receber, e busca a responsabilização pelo rombo contábil da varejista, segundo notícias.

O Itaú BBA esta retomando a publicação da carteira recomendada de incentivadas (IPCA+) para o mês de março, após um período de significativos ajustes nos spreads das debêntures ao longo das últimas semanas.

A Petrobras informou que assinou com a Equinor carta de intenções que amplia a cooperação entre as empresas para avaliar a viabilidade técnico-econômica e ambiental de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira, com potencial para gerar até 14,5 GW.

A BB Consórcios – subsidiária integral do Banco do Brasil – atingiu o volume de R$ 100 bilhões em carteira administrada de cartas de consórcios de todos os tipos de segmentos. Trata-se de um crescimento de 39% em relação a janeiro de 2022.

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) disse que as diretrizes do Real Digital (RD), anunciadas pelo Banco Central (BC), nesta segunda-feira, trazem expectativas positivas em relação à redução de custos de transação e aumento da disponibilidade dos sistemas, com benefícios aos usuários.