RADAR DO DIA: Covid na China; empregos nos EUA; Caged no Brasil

1701
Uma mulher sendo testada para o novo coronavírus / Foto: União Europeia (UE)

São Paulo, 26 de dezembro de 2022 – A última semana do ano começa com as bolsas dos Estados Unidos e da Europa fechadas por conta do feriado de Natal. Os mercados asiáticos fecharam em alta, mesmo depois do governo chinês confirmar que não publicará mais diariamente o número de casos e morte por covid.

Desde o início de dezembro, a China mudou sua política de covid zero depois de fortes protestos da população contra a sua manutenção. O resultado do afrouxamento foi uma escalada de novas infecções, hospitais colapsando e o aumento do número de mortes no país.

Por quase três anos, a China implementou as medidas mais rigorosas do mundo para conter o vírus da Covid, usando bloqueios abrangentes – às vezes cobrindo cidades inteiras
por meses a fio – testes em massa e quarentena obrigatória em enormes centros de isolamento administrados pelo governo.

Nos Estados Unidos, os investidores ficam de olho na divulgação dos dados sobre os novos pedidos de seguro-desemprego, na quinta-feira (29). Na última sexta-feira (23), saiu o PCE de novembro, com alta de 0,1% na comparação com o mês anterior. Em 12 meses, a alta é de 5,5%, abaixo dos 6,1% registrados em outubro. O núcleo da inflação foi de 0,2%. O Preços de Gastos com Consumo (PCE) é um dos principais índices usados pelo Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) para medir o ritmo da economia e calibrar sua política monetária.

Por aqui, após a aprovação da PEC da Transição, o mercado continua atento à definição da equipe de ministros do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os últimos nomes devem ser divulgados amanhã (27), com destaque para Marina Silva e Simone Tebet.

A semana também trará o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em novembro, na quarta-feira (28), o Indice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro. Na manhã de hoje saiu o Indice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE, que subiu 2,7 pontos em dezembro, para 88,0 pontos, após cair nos últimos dois meses. Em médias móveis trimestrais, o índice recua 0,3 ponto, para 87,3 pontos após subir nos últimos cinco meses.

Hoje também saiu os dados do Boletim Focus, com as perspectivas de instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC). A previsão de inflação para 2022 caiu de 5,76% para 5,64%. O Produto Interno Bruto (PIB) também recuou, de 3,05% para 3,04%.

No setor corporativo, o conselho de administração da Sendas Distribuidora (Assaí) aprovou o pagamento de juros sobre capital próprio, referente ao período compreendido entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2022, no montante bruto de R$50 milhões equivalente a R$ 0,037059948485456 por ação ordinária.

A Cosan informa que o Bradesco BBI S.A. investiu na Cosan Dez Participações S.A. (Cosan Dez), veículo que passou a deter a totalidade das ações de emissão da Compass Gás e Energia S.A. detidas pela Cosan.

A CSN assinou o primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da Transnordestina Logística, que tem por objeto alterar os trechos que compõem a malha concedida à TLSA, adequar os investimentos obrigatórios, os respectivos prazos para conclusão e penalidades, definir novas obrigações e sanções em caso de descumprimento e estabelecer as condições para a devolução do trecho Salgueiro – Porto de Suape.

O conselho de administração da B3 elegeu, por unanimidade, Caio Ibrahim David como como Membro Independente e Não Vinculado do Conselho de Administração, para cumprir mandato com efeitos a partir de 2 de janeiro de 2023, até a próxima Assembleia Geral da companhia.