RADAR DO DIA: Covid, fundo eleitoral e produção da Vale

São Paulo – As bolsas da Europa e os futuros dos índices de ações dos Estados Unidos operam em leve alta hoje após uma segunda-feira marcada por fortes perdas com os investidores preocupados com o avanço da disseminação da variante delta do coronavírus.

A avaliação é de que a nova cepa da doença pode atrasar a recuperação da economia global após um período difícil de restrições. Há também o receio de que o fim da pandemia possa estar longe.

Na Ásia, os principais mercados acionários encerraram os pregões em queda refletindo as perdas no Ocidente na sessão de ontem.

No Brasil, sem indicadores relevantes, as atenções se voltam para as discussões sobre o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões. O presidente Jair Bolsonaro disse que não aprovará a matéria.

Em âmbito corporativo, O Carrefour informou que o conselho de administração indicou Stéphane Maquaire para assumir a presidência da companhia. Ele substituirá Noël Prioux, que fica no cargo até o dia 1 de setembro. Stéphane Maquaire tem 47 anos e está no Grupo Carrefour desde 2019 como Diretor Presidente (CEO) do Grupo Carrefour Argentina.

A Vale informou que descontinuará o guidance da produção média de níquel para os anos de 2021 a 2023 e produção de cobre em 2021, que se encontra em revisão devido às incertezas relativas ao prazo para a retomada da produção nas operações de Sudburye, no Canadá, ao ramp-up da implementação de processos de segurança e manutenção nas minas de Sossego e Salobo, ambas no Pará.

A produção de minério de ferro da Vale subiu 12,0% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 75,685 milhões de toneladas, e foi 11,3% superior ao trimestre anterior. As vendas da commodity subiram 23,1% no intervalo, na comparação anual, totalizando 67,2 milhões de toneladas. No acumulado do ano, a produção subiu 13,0% e as vendas avançaram 19,1%.

A companhia manteve a previsão para o ano, anunciada em 19 de abril, de produzir entre 315 milhões de toneladas (mt) e 335 mt de minério de ferro em 2021, mas colocou as projeções de produção de cobre e níquel em revisão, ante meta anterior, de 200 kt e entre 360 e 380 kt, dadas às incertezas relativas à situação de trabalho em Ontário e a aceleração da implementação do processo de segurança e manutenção em Sossego e Salobo.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da Fator Corretora de Valores pelo BTG Pactual, anunciada em maio. A decisão foi anunciada por meio de despacho publicado no Diário Oficial de União.

O conselho de administração da Equatorial Energia aprovou acordos para a contratação de crédito, de até R$ 250 milhões, entre a companhia e sua controlada indireta CEEE-D e os bancos Bank Of America (BofA) e Sumitomo Mitsui.

O Bradesco BBI prevê sinais de recuperação nos balanços do segundo trimestre de varejistas que possuem a maioria de suas lojas em shoppings centers e bons números ainda nas companhias de e-commerce, já as redes de supermercado devem ter desempenhos mistos no trimestre, enquanto algumas empresas devem ser beneficiar por terem diversos canais de venda. Entre as companhias preferidas do banco no setor varejista estão a Natura, Alpargatas e o Assaí Atacadista.