RADAR DO DIA: Chineses protestam contra Covid zero; Payroll nos EUA; Lula em Brasília

677
O presidente da China, Xi Jinping / Foto: Ministério de Relações Exteriores da China

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. A última semana de novembro começa agitada com os protestos do fim de semana na China contra a política de Covid Zero imposta pelo governo chinês. O impasse que está na mesa do presidente Xi Jinping é permitir que o vírus se espalhe ainda mais ou aplicar restrições mais rígidas que podem desencadear ainda mais protestos.

Na última quarta-feira (23), o país registrou quase 30 mil infecções transmitidas localmente, superando o recorde anterior em abril, quando o bloqueio de dois meses em Xangai prejudicou gravemente a economia da China e prejudicou as cadeias de suprimentos globais.

Nos Estados Unidos, a semana trará o Indice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), na quinta-feira (1), o payroll, na sexta-feira (2), com dados do mercado de trabalho, o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que mostra as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do país, e o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, ambos na quarta-feira (30).

Na semana passada, a ata do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central americano (Fomc, na sigla em inglês) mostrou que a maioria dos membros do Fed acredita que seria apropriado reduzir o ritmo dos aumentos das taxas básicas de juros depois da reunião feita no início de novembro.

Com isso, o mercado espera que na próxima reunião, em dezembro, o Fed deve diminuir o tamanho do aumento, de 0,75 ponto percentual para 0,50. Atualmente, os juros estão na faixa entre 3,75% e 4%, o maior nível para as taxas do país desde a crise de 2008. Os EUA tentam combater a maior inflação em mais de 40 anos, que atualmente está em 7,7% no acumulado em 12 meses.

Por aqui, na quinta-feira (1), será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre. A previsão é de um avanço de 0,5% na comparação com o segundo trimestre, que teve alta de 1,2% em comparação com o trimestre anterior. Ainda nesta semana, serão revelados os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na quinta-feira, e da PNAD Contínua, na quarta-feira.

Em Brasília, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva inicia a semana em Brasília para tentar costurar definitivamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. A equipe de Lula já discute a possibilidade de fixar no texto da PEC o valor exato para limitar os gastos extras no ano de 2023 para ampliar o Bolsa Família e recompor o Orçamento do ano que vem.

Para avançar nas negociações, Lula terá ao seu lado Fernando Haddad, que tem sido apontado como o nome mais provável para assumir a equipe econômica do novo governo, que também pode ter o economista Pérsio Arida.

No setor corporativo, o Banco do Brasil informou hoje que alterou a data de pagamento dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP) para o dia 29 de dezembro, tendo em vista que não haverá movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3 em 30 de dezembro.

A Petrobras informou no domingo (27) que o pagamento de dividendos extraordinários está previsto em sua Política de Remuneração ao Acionista. O comunicado enviado ao mercado é uma resposta às notícias veiculadas na mídia a respeito de sua Política de Remuneração ao Acionista, aprovada pelo Conselho de Administração em 2019 e aprimorada em 2020 e 2021.

A Eletrobras informou que tomou conhecimento de três liminares em curso no âmbito de processos judiciais ajuizados, relativas ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) 2022, que tem abrangência para as bases da controlada Furnas em Rio de Janeiro, Angra dos Reis e São Paulo. As liminares em questão abrangem 345 adesões, o que representa 14% das adesões totais nas empresas Eletrobras.

A bandeira tarifária para o mês de dezembro segue verde, ou seja, sem taxa adicional na conta de luz, segundo anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira. O órgão atribuiu a decisão às suas projeções de que não haveria custos adicionais nas contas de luz na maior parte de 2022, desde abril até o final do ano, devido às boas condições de geração de energia no País.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou nesta sexta-feira que o encontro com membros da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira (22/11), em Brasília (DF), reacendeu a esperança de mudar os rumos da Petrobras em relação às unidades paralisadas ou privatizadas.

As vendas desta Black Friday já bateram recordes em relação ao ano passado. De manhã até a tarde, o pico de vendas no dia foi registrado às 15h, com um aumento 11% maior de volume transacionado, em comparação com a Black Friday do ano passado, segundo dados da Linx, empresa de software para o varejo da Stone, que avaliou 2.800 grandes varejistas e marketplaces por meio da sua plataforma Linx Digita

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse hoje que ainda há dificuldades para controlar a alta generalizada de preços no Brasil e no mundo. “A gente ainda não venceu a batalha da inflação nem localmente, nem globalmente. É importante persistir”, afirmou Campos Neto, em palestra durante almoço promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
As informações são da Agência Brasil.

A Gerdau informou que, nesta data, a sua controlada Gerdau Next e o fundo NW Capital assinaram com a Newave instrumentos vinculantes para subscrição de participação societária no capital social da Newave pela Gerdau Next e pelo NW Capital, nas proporções de 33,33% e 66,67%, respectivamente; e aquisição de energia de longo prazo, pela companhia e suas controladas, de 30% da energia gerada pelos projetos de geração de energia detidos direta ou indiretamente pela Newave e suas controladas, em regime de autoprodução. Os investimentos podem chegar a até R$ 4,5 bilhões.

A SLC Agrícola, por meio da SLC Ventures, vai investir diretamente na startup Pink Farms, que lidera o mercado de fazendas Verticais no Brasil. A iniciativa faz parte dos investimentos da companhia em inovação e para compreender as vantagens da cultura em ambientes controlados que podem ser aplicadas e adaptadas as diversas etapas da cadeia produtiva agrícola tradicional.