RADAR DO DIA: Banco Mundial e OCDE apontam crescimento global pífio; IGP-DI em alta

621

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias começaram mais um dia em queda. Ontem, o Banco Mundial divulgou sua previsão para o crescimento da economia global, que deve avançar 2,9%. Na América Latina, a previsão e um crescimento de 2,5%. Para o Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em 1,5% em 2022 e 0,8% em 2023.

Para deixar a manhã mais animada, hoje foi a vez da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgar suas projeções. O PIB mundial em 2022 deve ser de 3%, e de 2,8% para 2023. A culpa é da guerra na Ucrânia e da política de Covid-zero da China, que desestabilizou ainda mais a cadeia de suprimentos global, e fez a inflação subir nos Estados Unidos e Europa. Para o Brasil, a OCDE projeta crescimento de 0,6% em 2022 e 1,2% no ano que vem.

Por aqui, os olhos estão voltados para a discussão do projeto de lei que fixa um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica e combustíveis e a PEC que deve ressarcir as perdas aos Estados que zerarem o imposto.

Ontem, o mercado deixou claro que o pacote anunciado pelo governo para tentar diminuir os preços dos combustíveis não caiu bem. O dólar subiu 1,41%, fechando a R$ 4,87. O motivo é a preocupação com o rombo das contas públicas, já que o orçamento do governo não tem espaço para oferecer bilhões em subsídios. A solução seria usar o dinheiro da privatização da Eletrobras para pagar parte da fatura.

Hoje saiu o Indice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) , que subiu 0,69% em maio. No ano, o índice acumula alta de 7,17%, e 10,56% em 12 meses. Em maio de 2021, o índice havia subido 3,40% e acumulava elevação de 36,53% em 12 meses.

No setor corporativo, a Petrobras informou que o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da União, uma resolução com as recomendações para que o presidente Jair Bolsonaro inclua a companhia no PPI e inicie os estudos para torná-la uma empresa privada.

A divulgação semanal de tráfego da Ecorodovias mostra que, entre 1 e 31 de maio, o volume de tráfego consolidado alcançou 31,887 milhões de veículos pagantes, uma queda de 8,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje pela concessionária.

Em esforço para combater a alta dos preços de serviços e produtos considerados essenciais, o Senado deve votar, na próxima segunda-feira, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto que tratam de tributos incidentes principalmente sobre os combustíveis e o gás natural, informou o relator dessa última matéria, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). As informações são da agência Reuters.

A Equatorial Energia comunica aos seus respectivos acionistas e ao mercado em geral o encerramento do Programa de Recompra de Ações aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia em 4 de dezembro de 2020.