RADAR DO DIA: Avanço da covid, sanções contra China e Rússia e Copom

São Paulo – Os receios com a elevação nos casos de covid-19 em vários países, com as sanções econômicas contra a Rússia e autoridades da China e a reação negativa à intervenção do presidente da Turquia no banco central do país geraram uma onda de aversão ao risco nos mercados mundiais, com queda nos preços das ações e commodities.

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell disse que a recuperação da economia dos Estados Unidos está avançando de forma mais rápida do que o esperado e está se fortalecendo, mas está longe de ser finalizada e a atividade continua fraca.

“A recuperação progrediu mais rapidamente do que geralmente se esperava e parece estar se fortalecendo”, afirmou Powell, em texto preparado para discurso e divulgado antes de seu depoimento hoje perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

Powell participa de uma audiência na Câmara dos Deputados do país hoje, às 13h.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, também participará da audiência, e os investidores estarão atentos à avaliação das duas principais autoridades econômicas do país a respeito da economia, das perspectivas de crescimento e do futuro dos estímulos fiscal e monetário que hoje estão em vigor.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) ressaltou que ainda considera temporários os choques sobre a inflação, mas reconheceu que estes choques podem ter efeito sobre as expectativas de preço e reforçou o seu compromisso com o cumprimento da meta neste ano, segundo a ata da reunião mais recente do grupo.

“Acerca da dinâmica recente da inflação, o Comitê apontou que, apesar do diagnóstico de que os choques atuais são temporários, o modelo de metas prevalente no país considera a inflação cheia no ano-calendário”, e a expectativa do mercado é de que ela fique perto do limite de 5,25% ao fim de 2021 e próxima ao centro da meta em 2022.

Na agenda do dia, o destaque vai para as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, às 17h30 e às 18h, em videoconferências.

Em âmbito corporativo, A Petrobras iniciou a fase vinculante referente à venda da totalidade de suas participações nas concessões de Albacora e Albacora Leste, localizadas predominantemente em águas profundas na Bacia de Campos.

A oferta pública de distribuição primária e secundária de ações de emissão da CSN Mineração, subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) movimentará um total de R$ 4,965 bilhões. A liquidação da oferta ocorrerá hoje.

O Ministério da Economia publicou a resolução CPPI 167, no Diário Oficial da União, que recomenda a inclusão da Eletrobras no Programa Nacional de Desestatização (PND) para início dos estudos necessários à estruturação do processo de capitalização da empresa.

A Usiminas reafirmou a normalidade de sua produção e vendas, com 1.109 mil toneladas produzidas e de 1.076 mil toneladas em laminados, de janeiro a 20 de março, respectivamente, 19% e 18% acima da média diária do primeiro trimestre do ano passado.

A Gol publicou edital de convocação e proposta para as assembleias gerais ordinária e extraordinária da companhia em 22 de abril, às 14 horas, em que irá fixar o número de membros do conselho de administração, eleger membros do órgão, fixar o montante da remuneração anual dos administradores para 2021, entre outros temas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que haverá, atendimento presencial e contingenciado nas agências bancárias, em caráter excepcional, mediante “triagem, controle e adoção de protocolos sanitários”, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.

O conselho de administração da Companhia Paranaense de Energia (Copel) aprovou a doação de recursos financeiros arrecadados até esta segunda-feira (22) relativos à Campanha Fatura Solidária para o fundo “Covid – Apoio à Saúde”, sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência da Tecnologia e da Cultura (Funpar), por meio de convênio com repasse financeiro.

A BRF anunciou a criação da vice-presidência de novos negócios e a contratação de Marcel Sacco, que até então, atuava como diretor geral das operações da Hershey para os mercados brasileiro e da América Latina. A nova diretoria será responsável pelas iniciativas de “pet foods”, “substitutos de carne e snacks” e “inovação, segmentos ingredientes e pratos prontos”.

A Multiplan retomou as operações do Barra Shopping Sul e Park Shopping Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, em horário de funcionamento reduzido.

A Volvo vai paralisar parte de sua produção de caminhões na fábrica de Curitiba, no Paraná, em razão do agravamento da pandemia no País e da falta de peças, principalmente componentes eletrônicos. A medida vale a partir desta terça-feira (23) até o fim de março.