RADAR DO DIA: Avanço da Covid na China; IPC-S tem menor variação

489

São Paulo – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias começaram a semana em baixa. O novo surto de Covid-19 na China mantém o mercado atento sobre a retomada da economia nos próximos meses. Somado a isso, ainda há o conflito na Ucrânia, que entra no terceiro mês, e a inflação elevada nos Estados Unidos e na Europa.
A semana começa com a confirmação da reeleição de Emmanuel Macron, na França, derrotando a candidata de direita Marine Le Pen. A vitória traz um pouco mais de tranquilidade à União Europeia, mas não vai mudar a política do Banco Central Europeu, que mostra cada vez mais tendência em começar uma escalada de alta de juros por lá. O PIB do bloco será divulgado esta semana.
Por aqui, depois de duas semanas de completo silêncio, o boletim Focus deve ser divulgado amanhã. O IPCA-15 sai na quarta-feira e pode trazer um alívio com a redução das tarifas de eletricidade e do preço do gás de cozinha. Também é esperado a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR).
Hoje saiu Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da terceira semana de abril. O índice variou 1,47% e acumula alta de 11,04% nos últimos 12 meses. A redução aconteceu no grupo Habitação, Transportes, Alimentação e Vestuário. Na segunda quadrissemana, a elevação foi de 1,84%.
No setor corporativo, a semana terá o anúncio da produção e vendas do primeiro trimestre de 2022 da Petrobras e a divulgação dos balanços da Vale, Gol, Embraer, Santander e Weg.