RADAR DO DIA: Atenção aos indicadores da economia norte-americana, impactos da dívida da Americanas e balanços trimestrais

658

São Paulo – Nesta quinta-feira, os investidores aguardam a divulgação da primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) americano do quarto trimestre de 2022, com previsão de alta de 2,8%. Casdo se confirme, o crescimento mostra que a economia norte-americana continuou aquecida mesmo sob a política de austeridade fiscal do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que deve manter a elevação dos juros para conter a inflação.

Além do PIB, serão divulgados nos EUA pedidos de bens duráveis, de seguro desemprego, vendas de imóveis, uma série de balanços corporativos, entre outros indicadores.

Por aqui, o mercado digere os impactos da dívida de R$ 41 bilhões da Americanas. Deste total, R$ 35 bilhões é com bancos e investidores.

Na agenda de indicadores locais, o principal destaque é a apresentação das contas externas do mês de dezembro pelo Banco Central.

De volta a Brasília, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda Fernando Haddad se reúnem e tem outros encontros durante o dia. O presidente recebe o senador Jean-Paul Prates, que aguarda aprovações internas da Petrobras para assumir a presidência da petrolífera.

O ministro da Fazenda também recebe os governadores do Maranhão e do Piauí e a presidente da Caixa, Rita Serrano.

No noticiário corporativo, a Cielo abre a temporada local de resultados do quarto trimestre de 2022 após o fechamento do pregão.

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou, por unanimidade, em reunião realizada nesta quarta-feira (25/1), os nomes de Aloizio Mercadante (presidente), Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio para comporem a diretoria do BNDES. Os aprovados se juntam aos diretores já nomeados Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.

A JBS confirmou a existência de processos em curso contra a companhia, que ainda não contam com decisão definitiva transitada em julgado, sendo que em ambos os casos as decisões foram prontamente questionadas pela companhia à época, em resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre reportagem “Tribunais obrigam JBS a pagar dívidas de frigoríficos”, publicada pelo jornal “Valor Econômico” em 24 de janeiro.

O Banco do Brasil informou que recebeu a indica~ção de José Ricardo Sasseron para ocupar o cargo de vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial, que está sendo analisada para deliberação por seu conselho de administração.

O conselho de administração da Copel aprovou cessão contratual da Copel GeT para a F.D.A. Geração de Energia Elétrica S.A. no Ambiente de Contratação Livre.