RADAR DO DIA: Atenção a Sabesp, Braskem, Smiles e cenário político

574

São Paulo – Os investidores devem ficar atentos às ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que assina hoje o aditamento ao contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e de esgoto com o município de Guarulhos (SP). O aditamento eleva de R$ 2 bilhões para R$ 3,3 bilhões o total de investimentos que a empresa precisará fazer ao longo de 40 anos.

A Braskem também estará em foco após a Odebrecht não confirmar que pretende incluir a obrigatoriedade da venda de sua participação na companhia num acordo com credores.

A Smiles é outra empresa que pode reagir a notícias sobre a companhia. O conselho de administração da Smiles aprovou por maioria o orçamento da companhia para 2020. O voto divergente foi da conselheira Lucila Prazeres da Silva, para quem não era possível aprovar o orçamento sem revisar o plano de negócios da empresa.

Em âmbito político, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a criação de novos partidos pode ser apoiada por assinaturas eletrônicas desde que haja prévia regulamentação da própria corte a respeito de como será validada a autenticidade destas assinaturas.

A notícia é positiva para o presidente Jair Bolsonaro, que pretende criar o partido Aliança pelo Brasil até o início do ano que vem – o que lhe permitiria lançar candidatos de sua própria agremiação nas eleições municipais de 2020. No Twitter, ele comemorou o resultado com uma imagem em que cita a decisão e acrescenta: “grande dia!”

No Congresso, o dia também deve ser movimentado, com o ministro da Justiça, Sergio Moro, comparecendo a uma comissão do Senado para falar sobre prisão após condenação em segunda instância e na Câmara podem ser votadas ainda hoje mudanças na chamada “regra de ouro” dos gastos públicos – que impede o governo de tomar dinheiro emprestado para o pagamento de despesas correntes, como salários de funcionários públicos.