RADAR DO DIA: Alta nos preços do petróleo

São Paulo – As bolsas operam em queda no exterior, pressionadas pela avaliação de que os investidores estão otimistas demais com a perspectiva de recuperação da economia que vem se desenhando até o momento. Parte deste receio é abastecido pelo aumento nos preços do petróleo e das taxas de juros no mercado – fatores que são vistos como potenciais obstáculos a um crescimento econômico mais forte no médio prazo.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden afirmou que vacinas estarão disponíveis para todos os americanos até julho, durante participação em evento na CNN americana.

No Brasil, o mercado abre às 13h por causa do feriado de Carnaval.

No lado político, o assunto mais relevante do dia é a prisão do deputado federal Daniel Silveira, da ala bolsonarista do PSL. Ele defendeu a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal e foi alvo de um mandado de prisão do ministro Alexandre de Moraes. A permanência dele na prisão depende de decisão da Câmara dos Deputados.

Também em campo político, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu a substituição de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. A entidade disse que os gestores municipais assistem e vivem desesperadamente a angústia e o sofrimento da população que corre aos postos de saúde na busca de vacinas e manifestou indignação com a condução da crise sanitária”.

Por falta de estoque, capitais como Rio, Salvador e Cuiabá anunciaram que irão suspender a campanha de vacinação contra a covid-19.

Na agenda do dia, o STF deve decidir hoje se as empresas de telecomunicações podem instalar gratuitamente antenas em áreas públicas e de concessão – algo que pode mexer com as ações do setor e de concessionárias de rodovias.

Em âmbito corporativo, A agência de classificação de risco Fitch confirmou o rating da dívida corporativa da Petrobras em BB-, com
perspectiva negativa. A agência também avaliou o rating stand-alone da Petrobras em bbb, quatro níveis acima do soberano.

A divulgação semanal de tráfego da Ecorodovias mostra que, entre 16 de março de 2020 e 14 de fevereiro, o volume de tráfego consolidado alcançou 323,9 milhões de veículos pagantes, uma queda de 5% na comparação com 18 de março de 2019 e 16 de fevereiro de 2020, considerando o tráfego nos mesmos dias da semana.

As negociações para uma fusão entre as operadoras de saúde Notre Dame e Hapvida estão avançadas e os conselhos das empresas têm mantido discussões sobre a negociação, informou a Hapvida.

A Eletrobras foi notificada pela 3G Radar Gestora de Recursos de que a empresa diminuiu sua participação acionária para 27.981.943 ações preferenciais classe B, correspondentes a 9,9% das ações preferenciais de emissão da Eletrobras.