Previsão de alta do PIB 2024 sobe de 1,7% para 1,9%, aponta Relatório Trimestral de Inflação do BC

133
Edifício-sede do Banco Central em Brasília. (Foto: Divulgação/BC)

São Paulo, 28 de março de 2024 – O Banco Central (BC) elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 1,7% para 1,9% na edição de março do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

 

Segundo o relatório, os dados já disponíveis para o início deste anosugerem maior aquecimento da economia e levaram a revisão da projeção de crescimento do PIB em 2024. “O mercado de crédito, que em 2023 registrou desaceleração, dá sinais de recuperação, com aumento das concessões e queda dos juros e da inadimplência. O mercado de trabalho tem mostrado dinamismo, destacando‑se a retomada da queda da taxa de desocupação e o crescimento mais forte dos salários”.

 

Segundo o texto, a inflação acumulada em doze meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou desde o Relatório anterior, de 4,68% para 4,50%. “Contudo, na métrica trimestral ajustada sazonalmente, a inflação cheia e a média dos núcleos de inflação aumentaram para patamares que superam a meta de inflação. O IPCA apresentou variação 0,54 p.p. acima do cenário de referência apresentado no Relatório anterior. Essa surpresa de alta se deveu aos segmentos de preços administrados e alimentação no domicílio. No segmento de serviços, houve surpresa para cima com o seu componente subjacente”.

 

Dylan Della Pasqua / Agência CMA

 

Copyright 2024 – Grupo CMA