Prévia da Genial espera resultados mistos para empresas de Varejo

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São Paulo – A Genial divulgou relatório sobre o que esperam dos resultados de Americanas (AMER3), Magalu (MGLU3) e Via (VIIA3) no 2T22.

Para os analistas da Genial, o Magazine Luiza (MGLU3) deve apresentar um movimento inicial de recomposição de margens. De acordo com os analistas da Genial, a queima de R$ 3,8 bilhões de caixa no 1T22 pode ser explicada em parte tanto pela sazonalidade do setor, com o primeiro trimestre do ano usualmente mais fraco, quanto pelo cenário macro desafiador.

No total, estimamos um faturamento líquido de R$ 8,7b (queda de 1,7% em base anual). Com um repasse de custos e uma maior margem de seu marketplace, esperamos um alívio de +237 bps na margem bruta de Magalu neste trimestre, totalizando 28% no período, diz análise.

Mesmo assim, a Genial espera que Magalu registre um indicador de vendas de mesmas lojas físicas (Same Store Sales SSS) ainda negativo, em -4% no período e um crescimento em seu GMV de lojas físicas, esperado em +3,4% na base anual, impulsionado pela abertura líquida de 167 unidades nos últimos 12 meses.

A última linha de Magalu ainda deve ser amarga, uma vez que a forte subida de juros devem se traduzir em maiores despesas financeiras para a varejista. Revertendo o lucro de R$ 96m do 2T22, estimamos que a companhia registre um prejuízo líquido de R$ 139m, margem líquida de -1,5%, consideram os especialistas.

Já a Via (VIIA3) deve apresentar uma melhora de performance nas lojas físicas neste trimestre. Os analistas esperam um indicador de vendas de mesmas lojas positivo em +7% no período, com um faturamento de R$ 6,02bihões, alta de 25,2% em base anual.

A nossa leitura é de que, diante de uma base comparativa forte vinda de um 2T21 com um mix de produtos com um ticket médio maior que o atual, acreditamos que o volume, mesmo que ainda em patamares elevados, não compense a queda do ticket, que será consideravelmente menor e deve levar uma retração de 17% a/a do GMV 3P, nas nossas estimativas.

Os analistas esperam, ainda, melhora significativa na estrutura de monetização de seus serviços de 3P, elevando o Take Rate em aproximadamente 5,3 p.p ao ano.

A forte recuperação da performance de lojas físicas, que possui maior penetração de crediário, deve trazer um efeito positivo para a margem bruta da Via. Estimamos uma margem bruta de 30,9% (+10 bps ao ano; +20 bps frente ao trimestre passado).

A Americanas (AMER3) tem o perfil mais resiliente das três para enfrentar esse cenário mais desafiador para as varejistas.

A Genial considera que a Americanas está presente em quase todos os segmentos de produtos, no entanto, não está demasiadamente exposto a nenhum deles – além de possuir um forte mix de produtos com demanda mais inelástica como o Supermercado Now e Hortifruti Natural da Terra, lhe confere uma posição mais generalista.

Com o retorno de fluxo de vendas para lojas físicas, a varejista deve apresentar o maior SSS do setor, próximo a 10% no trimestre. Estimamos uma receita bruta de operação física na ordem de R$ 3,5b (alta de 26% na base anual).

A receita bruta digital deve sofrer uma leve retração de 5% em base anual, a R$ 4,5 bilhões, mas a companhia deve seguir apresentando a melhor margem bruta do setor de e-commerce.

Estimamos um lucro bruto de R$ 2,1b (alta de 9,1% na base anual ), apresentando uma margem de 31,3% (alta de 50 bps ao ano), além de uma diluição nas despesas operacionais, concluem os analistas.