PPA retoma planejamento e enxerga as necessidades do Brasil com os olhos da população, diz Lula

638
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Plano Plurianual (PPA), elaborado pelo ministério do Planejamento e Orçamento, no III Fórum Interconselhos, hoje (30) mais cedo, em Brasília.

“Temos um PPA que é participativo e enxerga com os olhos do povo brasileiro e entende as necessidades do futuro. Ele retoma a capacidade de planejamento e coloca a sociedade de volta ao papel fundamental de ter decisões estratégicas”, afirmou.

Lula assinou o documento e o entregou para o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, e falou que “nunca antes na história do Brasil o Congresso recebeu uma peça tão bem feita e trabalhada”.

O presidente disse que o Brasil de hoje é diferente do que ele havia governado, e que os desafios são outros, como a transição demográfica, a energética, a demanda crescente por alimentos e mudança climática.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou que este PPA é o mais robusto e moderno do país. “Ele traz inovações e a transversalidade”, afirmou.

O PPA está ancorado em seis prioridades, traz 88 programas e está organizado em 3 eixos: Desenvolvimento social e garantia de direitos; Desenvolvimento Econômico e sustentabilidade socioambiental e Defesa da Democracia e reconstrução do estado e da Soberania.

No total, o PPA tem 69 indicadores-chave (sete ligados à visão de futuro e 62 vinculados a 35 objetivos estratégicos). Entre os indicadores ligados à visão de futuro estão metas como: redução da taxa de pobreza, queda no desmatamento anual, redução da emissão de gases de efeito estufa e aumento do PIB per capita, entre outros.

O PPA apresenta as prioridades do governo para o período 204-2027: Combate à fome e redução das desigualdades; Educação básica; Saúde (atenção primária e especializada) Neoindustrialização (trabalho, emprego e renda); Novo PAC; e combate ao desmatamento e enfrentamento da emergência climática.