Porsche e Siemens lançam primeira planta de produção de combustível sintético no mundo

921

São Paulo – Uma parceria entre Porsche e a Siemens Energy deu início, ontem, à primeira planta de produção de combustíveis sintéticos e neutros em carbono do mundo. A planta, batizada de Haru Oni, próxima à cidade de Punta Arenas, no Chile, integra energia eólica, água e CO2 para produzir e-Methanol e gasolina a partir de eletricidade.

O plano de conclusão da planta é no próximo mês de março, na província de Magalhães. O projeto une etapas de produção de combustível sintético que nunca haviam sido testadas em conjunto. A expectativa é que a partir de 2023 a produção seja de 130 mil litros de combustível. Após a fase piloto, a expectativa é que 55 milhões de litros de combustível sejam produzidos anualmente até a metade da década e, cerca de dois anos depois disso, a produção atinja 550 milhões de litro/ano.

Para Anne-Laure de Chammard, membro do conselho administrativo da Siemens Energy, “o projeto Haru Oni visa demonstrar que os e-Fuels podem ser trazidos para o mercado em amplas quantidades e a preços competitivos. Cria a fundação para trazer energia verde para áreas que ainda estão pesadamente dependentes dos combustíveis fósseis. Essa é uma chave para alcançar os objetivos climáticos do setor de transportes. O conhecimento adquirido a partir desse projeto também ajudará a desenvolver soluções favoráveis ao clima em muitas outras aplicações”.