PMI industrial dos EUA sobe para recorde de 63,1 pts em julho

Foto: Anamul Rezwan / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 63,1 pontos em julho, maior nível já registrado, de 62,1 pontos em junho, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 61,8 pontos em julho. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 59,5 pontos em julho, de 58,9 pontos em junho.

“As questões de capacidade de curto prazo continuam a ser uma preocupação, restringindo a produção em muitas empresas do setor de manufatura e serviços e, ao mesmo tempo, elevando os preços conforme a demanda excede a oferta. No entanto, já estamos vendo sinais de um pico de pressões inflacionárias, com ambos os medidores de custo de insumos e preço de venda caindo pelo segundo mês em julho, embora permaneçam elevados”, afirma o economista chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

“As pressões inflacionárias e as restrições de oferta – tanto em termos de escassez de mão de obra quanto de materiais – permanecem, no entanto, grandes fontes de incerteza entre as empresas, assim como a variante delta, que empurrou o otimismo dos negócios para o menor nível visto até agora neste ano”, conclui.