Setor de serviços nos EUA tem expansão recorde em abril

Foto: FreeImages.com / Lisa Setrini-Espinosa

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos subiu a 63,1 pontos em abril – o maior nível já reportado -, de 60,4 pontos em março, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Os analistas esperavam 60,1 pontos em fevereiro. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, subiu para o recorde de 62,2 pontos em abril, de 59,7 pontos em março.

Segundo a pesquisa, empresas do setor privado registraram expansão, na medida em que restrições mais frouxas pela covid-19 e forte demanda do cliente impulsionaram a atividade, com a reabertura de muitos empresas do setor de serviços.

“O crescimento de novos pedidos acelerou novamente em abril, com empresas notando a recuperação mais forte já registrada. A reabertura de grandes parcelas da economia na sequência de uma flexibilização nas medidas de bloqueio levou a demanda mais firme do cliente”.