O índice dos gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China caiu para 42 pontos em março, de 50,2 pontos em fevereiro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Segundo o relatório, o recente aumento dos casos de Covid-19 na China e as restrições para limitar a propagação do vírus levou a uma queda acentuada na atividade do setor de serviços no final do primeiro trimestre de 2022.
“Tanto a oferta quanto a demanda no setor de serviços contraíram fortemente depois que a última onda de surtos de Covid começou a decolar no início de março. O PMI de serviços caiu para o menor nível desde fevereiro de 2020, enquanto o indicador do total de novos negócios caiu para o nível mais baixo desde março de 2020. A demanda no exterior permaneceu fraca, com o indicador de novos negócios de exportação caindo para o menor nível desde outubro de 2020”, avalia o economista sênior do Caixin Insight Group, Dr. Wang Zhe.