PMI de serviços da Alemanha sobe a 57,5 pontos em junho após revisão

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Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da Alemanha subiu para 57,5 pontos em junho, ante 52,8 pontos em maio, marcando o maior nível desde março de 2011, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A leitura preliminar mostrava 58,1 pontos em junho. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 60,1 pontos em junho, depois de marcar 56,2 pontos em maio, no maior nível em uma década. A leitura preliminar mostrava 60,4 pontos.

“A flexibilização das restrições de covid-19 em junho viu um impulso considerável na recuperação do ganho de atividade empresarial do setor de serviços”, disse o diretor associado de economia da IHS Markit, Phil Smith.

“Serviços voltados para o cliente tiveram um renascimento em atividade, mas houve tendências positivas em toda a linha, como aumento da confiança entre empresas e consumidores ajudando a estimular uma recuperação geral da demanda”.

Segundo ele, o aumento da atividade de serviços em junho foi acompanhada por uma expansão mais forte na produção industrial, o que coloca a economia em curso para um resultado de crescimento sólido no segundo trimestre e potencialmente um desempenho ainda melhor no terceiro trimestre.

No entanto, junto com uma forte recuperação da demanda, os custos continuaram subindo, com os dois fatores combinados para impulsionar um aumento nos preços cobrados sem precedentes em mais de duas décadas de coleta de dados, disse Smith.