Plenário do Senado aprova MP que dá reajuste p/ policiais e bombeiros do DF

139
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Brasília – O Senado Federal aprovou a medida provisória que concede reajuste salarial para a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O texto dá aumento de 8% para policiais civis e de 25% no valor da Vantagem Pecuniária Especial (VPE), paga a todos os postos e graduações de policiais militares e bombeiros.

O reajuste entrou em vigor em maio e desde então os profissionais têm recebido o reajuste, mas perderia validade se não fosse votado pelos senadores até esta terça.
Ontem a MP foi aprovada pela Câmara e com apenas um dia no sistema do senado foi aprovada na casa. Em nenhuma das etapas houve mudança no texto e, portanto, a MP segue direto para promulgação.

De acordo com os cálculos do governo do Distrito Federal, o reajuste terá impacto total de R$ 519,2 milhões em 2020 e nos próximos dois anos. O salário destes profissionais é pago por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), que é abastecido com recursos da União para gastos com segurança, educação e saúde na capital.

A medida atinge 16.271 PMs e bombeiros ativos, 14.214 inativos e 3.505 pensionistas. Na Polícia Civil, serão reajustados os vencimentos de 4.185 servidores ativos, 4.233 aposentados e 1.047 pensionistas.