PIB do Reino Unido cresce 0,4% em agosto, abaixo de níveis pré-pandemia

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% em agosto, após a queda de 0,1% em julho (dado revisado), e permaneceu 0,8% abaixo do nível pré-pandemia do novo coronavírus, em fevereiro de 2020, de acordo com dados divulgados pelo escritório de estatísticas britânico.

A produção de serviços cresceu 0,3% em agosto, com atividades de hospedagem e alimentação e artes, entretenimento e recreação contribuindo de forma mais positiva, parcialmente compensado por quedas na produção de saúde e no comércio varejista.

Já a produção industrial aumentou 0,8% em agosto, por causa do aumento na extração de petróleo e gás natural após o recente fechamento temporário de locais de produção de campos de petróleo para manutenção planejada. A construção contraiu, com queda de 0,2% na produção em agosto de 2021; o setor está 1,5% abaixo de seu nível pré-pandemia.

O crescimento do PIB britânico em julho de 2021 foi revisado de um crescimento de 0,1% para uma queda de 0,1%, principalmente por causa de dados revisados para baixo para a fabricação de veículos motorizados, petróleo e gás, e melhorias na forma como a produção de saúde é medida.