PetroRecôncavo afirma que não recebeu proposta de combinação dos negócios da 3R Petroleum

201

São Paulo, SP – A PetroRecôncavo divulgou hoje um comunicado afirmando que não recebeu até o presente momento qualquer proposta de combinação dos negócios da 3R e, portanto, não há qualquer negociação em andamento neste sentido Segundo a notícia veiculada ontem pelo “Brazil Journal”, a Maha Energy propôs fusão de ativos com a PetroReconcavo.

A Maha Energy também confirmou a aquisição de um instrumento derivativo que dá à empresa exposição a aproximadamente 5% do capital da 3R, um investimento que totaliza cerca de US$ 69 milhões.

A XP Investimentos afirmou que, após uma série de suposições, acredita que a fusão pode acarretar em uma alta de aproximadamente 29% para a ação da 3R Petroleum e de 18% para os acionistas da PetroRecônvado.

“Somos otimistas com relação à consolidação das empresas juniors de Óleo e Gás, tanto para campos onshore quanto offshore. Em um momento em que ambas as ações estão subvalorizadas, acreditamos que, mesmo que esse negócio não vá adiante, ele lançará luz
sobre o potencial de consolidação e sobre o preço baixo das ações de ambas as empresas, o que deve ajudar os dois casos de investimento. Mantemos nossa recomendação de compra”, explicou a XP.

Para a Genial Investimentos, é importante salientar que essa proposta de fusão foi realizada por um dos acionistas minoritários da 3R Petroleum (com 5% de participação na 3R) e ainda deve ser apreciada pelo conselho de ambas as empresas.

Dito isso, a corretora apontou que a proposta faz sentido e gera valor em relação aos preços de ambos os ativos. Entretanto, “preço é o que você paga e valor é o que você leva. O plano de negócios da 3R é muito mais ambicioso que o da PetroRecôncavo. Ainda que a fotografia do mercado até o dia de ontem seja uma, a realidade é que olhando adiante, a 3R tem maior potencial de destravamento de valor”.

O BTG Pactual afirmou que dependendo da evolução desta potencial fusão, o mercado pode começar a pagar mais pela geração de FCFE esperada para a NewCo a partir de 2025, permitindo que as ações iniciem um processo de reclassificação mais rápido.

“As ações da 3T Petroleum e da PetroRecôncavo devem ganhar maior impulso, diante da falta de alternativas líquidas no mercado, não ficaríamos surpresos se ambos tiveram desempenho superior nos próximos dias. Somos mais cautelosos com os preços do petróleo, uma vez que o mercado global está claramente menos restrito do que havíamos previsto anteriormente, mas acreditamos que a assimetria de preços é ascendente, o que pode proporcionar um impulso extra para as duas companhias no curto prazo”, esclareceu o BTG.