Petrobras ultrapassa R$ 16 bilhões em crédito para fornecedores com operações de risco sacado

751
Foto: Divulgação/Petrobras

São Paulo – A Petrobras informou que a concessão de crédito a empresas por meio do seu programa Mais Valor, totalizou mais de R$ 16 bilhões em dois anos, com cerca de 113 mil faturas antecipadas por meio de instituições financeiras parceiras, segundo informações da empresa divulgadas nesta sexta-feira.

O programa Mais Valor é uma inciativa da companhia de suporte à cadeia de fornecedores, que se cadastram, sem custo, numa plataforma digital. Criado em dezembro de 2020 e com mais de dois mil fornecedores cadastrados, a iniciativa tem o objetivo de estimular a cadeia produtiva de petróleo e gás no Brasil, segundo a Petrobras.

As operações são do tipo risco sacado – que ficou conhecida após o rombo contábil bilionário anunciado pela Lojas Americanas em janeiro e que é uma transação corriqueira entre as companhias que buscam antecipar pagamentos aos seus fornecedores via empréstimo bancário.

É o caso da Petrobras, que disse recorrer à transação no papel de empresa compradora para antecipar pagamento aos seus fornecedores pelas instituições financeiras parceiras. Com isso, a obrigação de pagamento pela Petrobras passa a ser com a instituição financeira, sendo mantidas as mesmas condições, como data de vencimento e valor do compromisso original firmado com o fornecedor, explicou a empresa.

Segundo a Petrobras, por meio da plataforma do Mais Valor ocorre, diariamente, um leilão reverso das taxas de desconto entre as instituições financeiras participantes, que já chegam a mais de 30. A taxa mais baixa oferecida é a aplicada, caso o fornecedor opte por celebrar a antecipação naquele dia, quando os recursos são depositados na conta da empresa. As operações são livres de IOF.

O Mais Valor é uma forma de juntarmos bancos e instituições financeiras que apresentam um grande apetite para dar crédito às operações celebradas entre a Petrobras e seus fornecedores e casarmos com a necessidade dessas empresas de terem liquidez imediata. As operações de risco sacado, pelas quais é percebida a capacidade da Petrobras de honrar seus compromissos, juntamente com a dinâmica de leilão reverso que ocorre na plataforma, permitem uma eficiência nessas operações que ocorrem diariamente de forma padronizada, transparente e com as taxas mais atrativas existentes no mercado, disse André Campos, responsável pelo programa na companhia.

Segundo Campos, as operações de antecipação de pagamento de faturas vêm se ampliando para os fornecedores de bens e serviços da companhia dos mais diversos portes. Dos pequenos aos grandes, em todos os segmentos de atuação, as empresas vêm utilizando o Mais Valor como forma de contribuir para sua liquidez financeira e acesso aos recursos de forma prática, rápida e com taxas atrativas. O programa constitui uma importante ferramenta para apoiar os investimentos previstos para os próximos anos, dando mais fôlego a toda cadeia produtiva de óleo e gás, completou.