Pentágono diz que decisão sobre permanência no Afeganistão segue pendente

722
O presidente norte-americano, Joe Biden, junto a militares do país / Foto: Casa Branca

São Paulo – O Pentágono indicou que uma decisão sobre a extensão do processo de retirada dos Estados Unidos do Afeganistão ainda não foi tomada e que as tropas norte-americanas seguem operando sob a data de conclusão original de 31 de agosto.

“Pode ser que haja uma ampliação do prazo de evacuação para além de 31 de agosto. Provavelmente o presidente Biden vai rever esse prazo mais para frente, portanto, agora, nosso foco é retirar o máximo de pessoas possível na data que está estabelecida”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em coletiva de imprensa.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as tropas norte-americanas poderão seguir no Afeganistão após o prazo de 31 de agosto se ainda houver cidadãos do país em território afegão. Atualmente, segundo o governo, existem de 10 a 15 mil norte-americanos no país.

“Ainda não há decisão sobre a mudança desse prazo. Se e quando houver uma decisão sobre o prazo, precisaremos de uma conversa adicional com o Talibã, mas acredito que essa conversa não está em curso neste momento”, afirmou Kirby.

Em 8 de julho, Biden anunciou que a retirada do Estados Unidos seria concluída no final deste mês, após 20 anos de guerra no Afeganistão. A saída já vinha acontecendo progressivamente há meses, mas precisou ser acelerada depois que o Talibã tomou a capital Cabul no domingo e assumiu o controle de todo o país.

“Estamos em contato com o líder local do Talibã em Cabul para garantir que as pessoas que pediram vistos norte-americanos possam circular na capital e serem retiradas de lá em segurança. Tivemos uma indicação nesta manhã de que esse processo está funcionando”, afirmou Kirby.

O porta-voz do Pentágono disse ainda que não houve pedidos do Talibã para acessar ao aeroporto de Cabul. “Eles entendem o que estamos fazendo lá e tudo está sendo comunicado. Eles estão facilitando o acesso como combinado e estamos monitorando a situação de hora em hora”, acrescentou.

Segundo Kirby, há relatos de que algumas regiões no Afeganistão ainda estão tentando resistir à tomada de controle do Talibã, mas os Estados Unidos não estão apoiando esse processo.

“Sabemos que algumas regiões estão tentando resistir ao Talibã, mas nosso compromisso é com a retirada não combativa neste momento, mas fomos bem claros com o Talibã ao indicar que qualquer ataque às nossas tropas será respondido com força. No momento, no entanto, não há relatos nessa direção”, afirmou.

A RETIRADA

Os Estados Unidos já conseguiram retirar 12 mil pessoas do Afeganistão desde o último dia 14, incluindo cidadãos norte-americanos, funcionários da embaixada e pessoas indicadas para saíram do país com visto, segundo o Pentágono.

“O aeroporto de Cabul está seguro para a operação de retirada, vários portões adicionais estão funcionando, permitindo as operações de voo”, disse o vice-diretor de operações regionais de equipe conjunta dos Estados Unidos, major general Hank Taylor, em coletiva de imprensa.

Segundo ele, no momento, 5,2 mil soldados norte-americanos estão em Cabul para garantir uma evacuação segura dos norte-americanos e dos afegãos que ajudaram os Estados Unidos durante os 20 anos de guerra no país.

“Nossa capacidade de retirada é de 5 mil a 9 mil pessoas por dia no Afeganistão”, afirmou Taylor. “Seguimos comprometidos com o processo de evacuação. Vamos retirar as pessoas de lá com segurança. Desde as últimas atualizações, não houve incidentes nessa retirada”, acrescentou.