Pão de Açúcar totaliza receita líquida consolidada de R$ 11,55 bilhões no terceiro trimestre

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São Paulo – A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar totalizou R$ 11,55 bilhões no terceiro trimestre de 2022, alta de 9,5% nas vendas totais e de 13,3% no conceito mesmas lojas na comparação anual, segundo relatório de vendas divulgado hoje.

A receita bruta de vendas no perímetro continuado excluindo postos somou R$ 4,3 bilhões no 3T22, crescimento de 14,2% no faturamento total e 6,6% no conceito mesmas lojas versus o mesmo período de 2021. A varejista atribuiu o resultado ao contínuo trabalho nos seis pilares estratégicos com foco em fazer o básico bem feito e das aberturas de lojas no período.

No 3T22, a venda do e-commerce totalizou R$ 409 milhões, alta de 8,0% vs 3T21, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados. Com isso, a penetração de vendas online total foi de 11,1%, disse a varejista.

“No 3T22, concluímos uma importante fase do nosso pilar de Expansão, finalizamos as 23 conversões das lojas de Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem. Além das conversões inauguramos 6 novas lojas do formato Minuto e uma nova loja Pão de Açúcar, totalizando 33 novas lojas em 2022, em linha com nosso plano de expansão”, informa o relatório.

O Grupo Éxito, registrou um forte crescimento de dois dígitos nas vendas mesmas lojas de 20,3% vs 3T21 (em moeda constante), com crescimento nos três países de atuação, explicado principalmente pelo aumento do tráfego em lojas e pelo bom desempenho dos formatos inovadores. As vendas omnichannel representaram 9,5% das vendas totais do 3T22.

No trimestre, a receita bruta mesmas lojas foi advindo de 5,5% do Pão de Açúcar, 2,0% do Mercado Extra/Compre Bem, 21,7% de Proximidade.

As vendas totais do Novo GPA Brasil atingiram R$ 4,6 bilhões no 3T22 e, excluindo postos, atingimos R$ 4,3 bilhões, resultando em um crescimento de 14,2%, impulsionado pelas lojas convertidas dos hipermercados. Em vendas mesmas lojas o crescimento foi de 6,6% vs 3T21.

Na bandeira Pão de Açúcar, a venda mesmas lojas da companhia atingiu 5,5% no 3T22, impulsionada pelo maior fluxo de cliente nas lojas e a retomada do volume nas vendas.

No formato de Proximidade, a varejista seguiu com crescimento duplo dígito de 21,7%, explicado pelo aumento de vendas no setor de líquidas, padaria e rotisserie, além do aumento contínuo no fluxo das lojas de passagem e maior número de lojas atendendo os parceiros de last miles.

Nas bandeiras mainstream, Mercado Extra e Compre Bem, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2,0%, impactado por um efeito pontual da incorporação do Compre Bem, que trouxe desafios logísticos e de sistemas.

No 3T22, a companhia ainda teve impacto negativo na venda mesmas lojas de postos por conta da conversão de lojas para o atacarejo.