País retira isenção de sanções à usina nuclear de Fordow no Irã

536

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os Estados Unidos vão retirar uma isenção de sanções em vigor relacionada à usina nucelar de Fordow, no Irã, após o governo iraniano anunciar a retomada de atividades de enriquecimento de urânio nas instalações.

“Os Estados Unidos encerrarão a isenção de sanções relacionada à usina nuclear em Fordow, a partir de 15 de dezembro de 2019. A quantidade certa de enriquecimento de urânio para o maior Estado patrocinador do terror do mundo é zero”, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, em coletiva de imprensa ontem.

“O Irã originalmente construiu Fordow como um ‘bunker’ subterrâneo fortificado para realizar trabalhos secretos de enriquecimento de urânio, e não há motivo legítimo para o Irã retomar o enriquecimento neste local anteriormente clandestino. O Irã deve reverter sua atividade lá imediatamente”, acrescentou.

Pompeo disse ainda que os Estados Unidos condenam fortemente os atos de violência do regime contra o povo iraniano e estão preocupados com os relatos de mortes. O governo tem reprimido manifestações populares contra o aumento do preço da gasolina.

“Estou afirmando que os Estados Unidos usarão nossas autoridades legais para sancionar indivíduos corruptos que estão roubando a riqueza dos iraquianos e aqueles que matam e ferem manifestantes pacíficos”, de acordo com Pompeo.