Operação da Vale em Nova Caledônia poderá ser fechada

182

São Paulo – A tentativa de acordo da Vale com a New Century Resources para a venda da participação de 95% que detém na Vale Nouvelle Caledonie (VNC) fracassou, e a empresa estuda “um possível fechamento da operação, caso nenhuma solução sustentável seja encontrada nos próximos meses”.

“Todas as partes envolvidas nesta negociação investiram esforços significativos na tentativa de chegar a uma solução para o futuro sustentável da VNC”, disse o executivo-chefe da Vale, Eduardo Bartolomeo, num comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“A Vale e todos os envolvidos no processo de desinvestimento – incluindo a Província do Sul da Nova Caledônia, o Estado francês e a administração da VNC – continuam a explorar alternativas para criar um futuro viável para a VNC, todas as quais contemplarão a saída da Vale. Continuamos esperançosos de um resultado positivo e estamos trabalhando com todas as partes envolvidas com esse propósito em mente”, afirmou.

O documento afirma que a Vale passará as operações em Nova Caledônia para uma situação de “care and maintenance” – essencialmente paralisando as atividades -, e que este processo inclui compromissos com a manutenção de barragens e obrigações sociais.