Opep+ concorda em aumentar em apenas 400 mil bpd a produção de petróleo

471
Foto: Troy Stoi/ freeimages.com

São Paulo – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados liderados pela Rússia concordaram em aumentar a produção do mês de março em apenas 400 mil barris por dia (bpd) como já era planejado desde julho do ano passado.
A decisão foi feita após a reunião por videoconferência entre os delegados do grupo, levando em conta “os fundamentos atuais do mercado de petróleo e o consenso sobre suas perspectivas”.
“Reconfirmamos o plano de ajuste de produção e o mecanismo de ajuste de produção mensal aprovado no 19 ONOMM e a decisão de ajustar para cima a produção global mensal em 400 mil bpd para o mês de março de 2022”, explica a nota divulgada pela Opep.
O grupo também destaca “a importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação, aproveitando a prorrogação do período de compensação até o final de junho de 2022”. Os membros do cartel vêm tendo dificuldades de cumprir com a meta de produção devido aos subinvestimentos no setor após a pandemia de covid-19.
Por fim, o cartel concordou em se reunir novamente no dia 2 de março de 2022 para discutir novos aumentos na produção.